Parlamento Jovem 2013 - Jovens Parlamentares questionam deputados sobre o investimento do Estado por setor

Manifestações realizadas junho e julho também foram tema de perguntas
07/11/2013 20:56 | Da Redação: Victor Hugo Felix Fotos: José Roberto Teixeira

Compartilhar:

Célia Leão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg132627.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ana kaline da TV Assembleia, na apresentação <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg132628.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jovem Parlamentar e Itamar Borges <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg132629.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jovens Parlamentares <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg132630.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Vinicius Alves, Jovem Parlamentar <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg132631.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Orlando Bolçone <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg132632.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Isabela Gori<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg132633.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Osvaldo Vergínio <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg132634.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Juan Andrade fala no encontro <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg132635.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Willian Silva <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg132636.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jovens Parlamentares <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg132637.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os estudantes eleitos para o Parlamento Jovem 2013 realizaram nesta quinta-feira, 7/11, uma sessão de entrevistas com os deputados Orlando Bolçone (PSB), Osvaldo Verginio (PSD), e Célia Leão (PSDB), criadora do projeto que se iniciou em 1999. Doze estudantes fizeram perguntas, cada um representando um dos partidos temáticos criados, e o tema abordado com mais frequência pelos jovens foi o orçamento destinado a setores do governo como meio-ambiente, educação, e saúde.

Outro tema de relevância durante a sessão de entrevistas foram as manifestações realizadas nos meses de junho e julho. Rafael Fonseca (Partido dos Direitos Humanos), de Santa Anastácia, perguntou a Orlando Bolçone sobre sua posição quanto aos conflitos entre manifestantes e policiais. Bolçone enfatizou que "é necessário que se respeite o direitos de todos: dos manifestantes, dos agentes públicos, e das instituições, bem como o patrimônio públicos e privado". Osvaldo Vergínio teve posicionamento semelhante: "Ir às ruas é um direito, mas é preciso saber o que se está reivindicando. Quebrar o patrimônio não é o caminho".

Áreas de atuação do Estado

A jovem parlamentar Alessandra Silva (Partido da Natureza), de Macutuba, indagou a Verginio se há a destinação de parte dos impostos para o meio ambiente. O deputado esclareceu: "Sim, a Secretaria do Meio Ambiente trabalha nesse sentido, mas ressalto que a quantia repassada ainda não é suficiente".

Quanto ao ensino público, a deputada Célia Leão esclareceu ao jovem parlamentar Daniel Oliveira (Partido da Educação), de Barretos, que o setor "sofreu um processo de degradação, mas está em recuperação". De acordo com a legisladora, "todos os governos estão mobilizados nessa causa, independente de partido".

"A segurança pública também carece de investimentos, principalmente quanto aos salários dos profissionais", disse Osvaldo Vergínio para a estudante da capital Ariel Carvalho (Partido da Sergurança Pública). Segundo o deputado, "é preciso que os policiais reconquistem a confiança da população".

As verbas para hospitais e santas casas também foram questionadas pela jovem parlamentar Letícia Salvador (Partido da Saúde), de São João da Boa Vista. Vergínio esclareceu que o interior paulista "é a região que mais sofre com a falta de hospitais, e por isso o governo estadual tem feito um trabalho exemplar para melhorar a vida daqueles que dependem do sistema de saúde pública. Essa é a prioridade".

alesp