Parlamento Jovem 2013 - Mesa diretora reúne estudantes para aprendizado político


08/11/2013 16:00 | Da Redação

Compartilhar:

Thainara Eisser, Dandara Santos, Giovanni Ezahya e Wiliam Silva <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg132676.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> William Silva, de Itatiba, é eleito presidente do Parlamento Jovem 2013 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg132693.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> William disse que pretende se candidatar ao cargo de vereador - Quero ser representante da população, lutar em prol da sociedade, afirmou.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg132694.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Célia Leão e Samuel Moreira <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg132733.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Samuel Moreira, presidente da Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg132734.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamento Jovem 2013 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg132735.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa diretora do Parlamento Jovem 2013 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg132736.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jovens deputados <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg132737.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jovens deputadas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg132738.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> William Silva <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg132739.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa diretora do Parlamento Jovem 2013<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg132740.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O estudante William Silva, de Itatiba, eleito presidente do Parlamento Jovem edição 2013 pelo Partido da Juventude, creditou sua vitória na eleição para a Mesa Diretora à identificação de seus colegas com o discurso apresentado pela chapa Ação Jovem. "Eles entenderam que nós podíamos representá-los bem", afirmou. Para William, o maior desafio como presidente é administrar as emoções dos parlamentares nas defesas de seus projetos.

Sobre a experiência que levará desse Parlamento Jovem, William aponta a convivência harmônica mesmo onde há muitas diferenças, como no presente caso, com jovens de várias regiões do Estado, com formações sociais e culturais bem distintas.

O presidente afirmou que já tem histórico de engajamento em participações políticas. É favorável às "manifestações populares ordeiras". Declarou que já participou de audiências públicas na Assembleia Legislativa e que se identifica bastante com a campanha pelo fim da violência contra as mulheres, e também pela luta por direitos civis. Empolgado, William disse que pretende se candidatar ao cargo de vereador. "Quero ser representante da população, lutar em prol da sociedade", afirmou.

Já o vice-presidente da chapa Ação Jovem, Giovanni Ezahia, do Partido Esportes, afirmou que achou interessante o projeto Parlamento Jovem desde que ouviu pela primeira vez. "É muito positivo participar de atividades extra-curriculares, ter uma responsabilidade a mais é sempre positivo", declarou.

Morador da cidade de São Pedro, Giovanni disse que, após ter sido selecionado para participar dessa edição, foi procurado por vereadores da cidade, que o parabenizaram pela iniciativa. "Os meus pais também gostaram muito da minha decisão de participar. Creio que será uma experiência única fazer parte do Parlamento Jovem e ainda ter sido escolhido para a Mesa Diretora", comemorou.

Embora já conhecesse a capital, ele afirma que não conhecia o Parlamento paulista. "Pretendo voltar aqui para uma visita cultural em breve", declarou Giovanni, que tem planos de se envolver mais na política local.

A aluna do Centro Educacional Sesi 416, de São Bernardo do Campo, eleita como 1ª secretária da chapa Ação Jovem, Dandara Santos, também do Partido Esportes, afirmou que apesar de já ter a experiência de ocupar o Parlamento como vereadora jovem em sua cidade, ser deputada é uma honra. Dandara, que pretende ser professora, mas não descarta a possibilidade de seguir na vida política, apresentou o Projeto de Lei 61, que trata do incentivo às modalidades olímpicas.

Conhecer o cotidiano do Parlamento, sua importância e suas atribuições foram pontos destacados pela aluna do Colégio Franciscano São Miguel Arcanjo, de São Paulo, Thainara Eisser, como relevantes nesta sua experiência de ser escolhida para participar do Parlamento Jovem 2013. A 2ª secretária, que apresentou o Projeto de Lei 63 do Partido dos Esportes, destacou o incentivo do seu professor de geografia para que ela participasse da seleção e afirmou que sempre se interessou pelo cotidiano de seu colégio. Quanto ao futuro, ainda está em dúvida em cursar Engenharia Química ou Direito.

alesp