Reunião com o secretário da Saúde discute demandas de municípios


14/11/2013 15:25 | Da assessoria do deputado Fernando Capez

Compartilhar:

Fernando Capez (1º à dir.) e representantes municipais em reunião com secretário da Saúde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg139753.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Representantes das regiões de Mogi das Cruzes, São Manuel e Mauá participaram, em 5/11, de reunião com o secretário da Saúde, David Uip, agendada a pedido de Fernando Capez (PSDB).

Acompanhado do presidente do Centro Oncológico de Mogi das Cruzes, Flávio Isaías Rodrigues, Capez explicou que a sala para o tratamento de radioterapia do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, da cidade de Mogi das Cruzes, está em construção e, para amenizar o sofrimento dos pacientes, o parlamentar solicitou ao secretário que avalie a possibilidade de autorizar o atendimento dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em caráter temporário pelo Centro Oncológico. Atualmente, o centro atende somente pacientes particulares.

Durante a reunião, o secretário solicitou a elaboração de uma petição expondo as razões pelas quais o serviço deve ser aberto. "O Centro Oncológico oferece o equipamento de saúde de que a população de Mogi e região necessita", informou Capez, acrescentando que cabe ao Centro Oncológico desenvolver o documento.

Representantes da ong C Tem Que Saber C Tem Que Curar, que também participaram da reunião, levaram importantes demandas em prol dos portadores de hepatite C, entre elas, a ampliação do diagnóstico precoce por meio da utilização de testes rápidos, estratégias para diminuir obstáculos no fluxograma estadual do SUS na realização de exames de PCR e biópsia, promover a agilidade na distribuição dos inibidores de protease e o empenho para a elaboração de portarias estaduais mais abrangentes quanto ao tratamento gratuito de portadores.

fcapez@terra.com.br

alesp