Audiência pública defende esporte como política pública


14/11/2013 12:39 | Da assessoria do deputado Edinho Silva

Compartilhar:

Edinho Silva fala em audiência pública<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg139754.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O orçamento da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo para 2014 foi tema de audiência pública realizada na tarde de quarta-feira, 13/11, na Assembleia Legislativa pela Comissão de Assuntos Desportivos.

Proposta pelo deputado e presidente do PT-SP, Edinho Silva, a audiência reuniu além dos membros da comissão, presidida por Leandro KLB (PSD), prefeitos, vereadores, secretários de esportes, representantes de clubes esportivos e esportistas de vários municípios do interior paulista.

Também estiveram presentes Kiko e Bruno, irmãos do deputado Leandro KLB. Bruno é lutador de MMA e defende mais investimentos na modalidade esportiva.

Edinho lamenta a falta de política pública para o esporte no Estado. Segundo ele, o governo paulista não considera o esporte como prioridade, tanto que o orçamento da pasta vem sendo reduzido ao longo dos anos. Para 2014, a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude tem orçamento previsto de R$ 185 milhões, que corresponde a menos de 1% do orçamento do Estado, cuja previsão é de R$ 189 bilhões para o ano que vem. "O índice previsto para 2014 ainda é menor do que o percentual destinado à secretaria em 2012 de 0,12%", destaca o deputado.

Do total previsto no orçamento para a pasta de esportes, 50% é destinado para custeio da secretaria e 30% para os Jogos Regionais e Abertos do Interior. Desta forma, conforme observa o parlamentar, sobra muito pouco para investimentos em obras e em programas sociais que colaboram na formação de atletas e inclusão social nos 645 municípios paulistas.

edinhosilva@al.sp.gov.br

alesp