Centenário da colonização japonesa em Iguape


18/11/2013 15:25 | Da assessoria do deputado João Caramez

Compartilhar:

Discurso de Caramez na solenidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg139776.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No sábado, 9/11, João Caramez (PSDB) participou, em Iguape, das comemorações do Centenário da Colonização Japonesa, juntamente com a vice-prefeita Lumi Ishida Muniz, com o prefeito Joaquim Antonio Coutinho Ribeiro e o presidente da câmara, João Carlos Spínula, vereadores e autoridades de cidades vizinhas.

"Em 09 de novembro de 1913, um grupo de japoneses chegou à cidade com destino certo: a colônia Katsura, no bairro Jipovura. Desde então, eles fazem parte do desenvolvimento do nosso país. É uma honra para os brasileiros receber a comunidade nipônica. Um povo muito diferente por conta da sua cultura, mas muito parecido com o brasileiro, pois, ambos os povos possuem em seus corações uma qualidade semelhante: a solidariedade", disse o deputado Caramez, em discurso para cerca de 200 pessoas.

Durante o evento, foram apresentadas diversas atrações e pratos típicos da culinária oriental. O deputado visitou o museu de rua, elaborado pelo arquiteto e museólogo, Julio Abe, que conta a história da Colônia Katsura, em 12 tópicos, distribuídos em seis painéis espalhados pelo local.

Caramez também conheceu o projeto das futuras instalações da praça do Jipovura, elaborado pela arquiteta e diretora da divisão de Habitação e Desenvolvimento, Claudia Talib de Mello. Parte dos recursos para a criação da praça será liberado por intermediação de Caramez junto ao governo do Estado.

jcaramez@al.sp.gov.br

alesp