Deputado leva demandas de municípios a secretário da Saúde


18/11/2013 17:27 | Da assessoria do deputado Fernando Capez

Compartilhar:

Reunião do dia 5 de novembro <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg149178.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em reunião agendada por solicitação do deputado Fernando Capez (PSDB), no dia 5 de novembro, estiveram com o secretário estadual da Saúde, David Uip, o parlamentar e representantes das regiões de Mogi das Cruzes, São Manuel e Mauá.

Acompanhado pelo presidente do Centro Oncológico de Mogi das Cruzes, Flávio Isaías Rodrigues, Capez explicou que a sala para o tratamento de radioterapia do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, da cidade de Mogi das Cruzes, está em construção e, para amenizar o sofrimento dos pacientes, o parlamentar solicitou ao secretário que avalie a possibilidade de autorizar o atendimento dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em caráter temporário pelo Centro Oncológico. Atualmente, o centro atende somente pacientes particulares.

Durante a reunião, David Uip solicitou a elaboração de uma petição expondo as razões pelas quais o serviço deve ser aberto. "O Centro Oncológico oferece o equipamento de saúde que a população de Mogi e região necessita", informou Capez, acrescentando que cabe ao Centro Oncológico desenvolver o documento.

Representantes da ONG C Tem Que Saber C Tem Que Curar, que também participaram da reunião, levaram importantes demandas em prol dos portadores de Hepatite C, entre elas, a ampliação do diagnóstico precoce por meio da utilização de testes rápidos, estratégias para diminuir obstáculos no fluxograma estadual do SUS na realização de exames de PCR e biópsia; promover a agilidade na distribuição dos inibidores de protease e o empenho para a elaboração de portarias estaduais mais abrangentes quanto ao tratamento gratuito de portadores da doença.

Capez e o presidente da ONG, Luiz Francisco Martucci, entregaram um convite ao secretário David Uip, para participar da cerimônia de inauguração da Pedra Fundamental do Polo Assistido ao Portador de Hepatites do Hospital das Clínicas da Unesp de Botucatu. Para esse polo, Capez já indicou emenda parlamentar que disponibiliza o valor de R$ 200.000,00.

Os representantes do município de Mauá solicitaram mais investimentos, por parte do governo, para qualificar e ampliar o atendimento na rede básica de saúde. Foi entregue ao secretário, por parte do Vereador Ricardinho (da enfermagem), um abaixo-assinado com 15 mil assinaturas, para pleitear que o hospital da região realize diagnóstico de câncer.

Entre os participantes da reunião que acompanharam Capez, estavam também o advogado José Sylvio de Moura Campos; o presidente da Associação dos Oficiais, Praças e Pensionistas da Polícia Militar do Estado de São Paulo (AOPP), Aristides Florindo; os pastores Flávio Dias e Marcelo Gonzaga; o cirurgião gástrico Bruno Ferrari Bola e o Superintendente da Santa Casa de Mauá, Harry Horst Walendy.

fcapez@al.sp.gov.br

alesp