Primeiro ônibus elétrico movido totalmente a bateria


21/11/2013 11:52 | Da assessoria do deputado Orlando Morando

Compartilhar:

Secretário Jurandir Fernandes fala durante vistoria <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg149260.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Membro efetivo da Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa de São Paulo, Orlando Morando (PSDB) esteve com o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP), Joaquim Lopes, no pátio da EMTU e do Sistema Metropolitano de Transportes (Metra), vistoriando o primeiro ônibus elétrico movido totalmente a bateria.

"O veículo é o primeiro articulado do mundo com essa tecnologia e a operação experimental terá início neste mês de novembro e vai até o segundo semestre de 2014 no Corredor Diadema-São Paulo", explicou o deputado Orlando Morando.

Em seu discurso, o secretário Jurandir Fernandes agradeceu todo o apoio e atuação do parlamentar na Assembleia Legislativa em prol de projetos importantes e inovadores, como o do ônibus elétrico, visando sempre o bem e o conforto da população.

O programa de testes desenvolvidos em parceria com a Mitsubishi Heavy Industries (MHI) e a Mitsubishi Corporation (MC), do Japão, além da concessionária Metra, tem como objetivo verificar a viabilidade técnica e econômico-financeira da implementação da tecnologia de tração elétrica, totalmente movida a bateria, sem a necessidade de implantação de rede aérea de alimentação.

Os testes serão na extensão Diadema-Morumbi do corredor ABD, mas sem carregamento de passageiros. De janeiro a junho de 2014 os usuários do transporte coletivo poderão utilizar o E Bus em operação regular.

omorando@al.sp.gov.br

alesp