Cinquenta anos do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco


21/11/2013 12:46 | Da assessoria do deputado Marcos Martins

Compartilhar:

Marcos Martins e Jorge Nazareno<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg149261.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Marcos Martins (PT) presidiu na manhã da segunda-feira, 18/11, uma sessão solene no plenário Juscelino Kubitschek da Assembleia Legislativa para homenagear o 50º aniversário do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco. A história de lutas e o compromisso social desses 50 anos do Sindicato foram lembrados e reconhecidos por todos os que discursaram no evento.

Diante do plenário repleto de metalúrgicos, o deputado Marcos Martins, autor da homenagem, justificou a convocação da sessão solene como um reconhecimento à trajetória de luta da entidade, especialmente pela democracia. "Se hoje temos uma Assembleia Legislativa ou uma Câmara dos Deputados é porque tivemos lutas como a deste Sindicato", afirmou referindo-se a momentos como a greve de 1968, primeiro movimento de trabalhadores contra a ditadura brasileira.

Outras autoridades e lideranças também acompanharam as lembranças históricas, mas também enfatizaram o papel decisivo da entidade em lutas pelo fim do fator previdenciário, pela correção da tabela do Imposto de Renda, contra a terceirização, entre outras. "É um dos primeiros sindicatos a estar à frente das principais lutas", resumiu o deputado federal Paulo Pereira da Silva (SDD-SP). A avaliação é compartilhada pelo presidente da Força Sindical e da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), Miguel Torres: "é um sindicato solidário, que está sempre pronto para a luta".

mmartins@al.sp.gov.br

alesp