Cinquenta anos do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco

Marcos Martins (PT) presidiu na manhã da segunda-feira, 18/11, uma sessão solene no plenário Juscelino Kubitschek da Assembleia Legislativa para homenagear o 50º aniversário do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco. A história de lutas e o compromisso social desses 50 anos do Sindicato foram lembrados e reconhecidos por todos os que discursaram no evento.
Diante do plenário repleto de metalúrgicos, o deputado Marcos Martins, autor da homenagem, justificou a convocação da sessão solene como um reconhecimento à trajetória de luta da entidade, especialmente pela democracia. "Se hoje temos uma Assembleia Legislativa ou uma Câmara dos Deputados é porque tivemos lutas como a deste Sindicato", afirmou referindo-se a momentos como a greve de 1968, primeiro movimento de trabalhadores contra a ditadura brasileira.
Outras autoridades e lideranças também acompanharam as lembranças históricas, mas também enfatizaram o papel decisivo da entidade em lutas pelo fim do fator previdenciário, pela correção da tabela do Imposto de Renda, contra a terceirização, entre outras. "É um dos primeiros sindicatos a estar à frente das principais lutas", resumiu o deputado federal Paulo Pereira da Silva (SDD-SP). A avaliação é compartilhada pelo presidente da Força Sindical e da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), Miguel Torres: "é um sindicato solidário, que está sempre pronto para a luta".
mmartins@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Dia da Policial Militar Feminina exalta conquistas e promove reflexão sobre igualdade na corporação
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Servidores de várias categorias se unem por recomposição salarial
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações