Rodrigo Garcia destaca investimentos do Estado nas universidades e faculdades públicas

USP, Unesp, Unicamp e Fatecs recebem quase 12% do ICMS
27/11/2013 19:27 | Da Redação: Gabriel Cabral Fotos: Marco Cardelino

Compartilhar:

Rodrigo Garcia e Gilson de Souza <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg149547.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gilson de Souza na presidência da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg149548.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg149549.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião desta quarta-feira, 27/11, da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação da Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg149551.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Campos Machado e Rafael Silva <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg149552.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Campos Machado e Rafael Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg149520.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Rodrigo Garcia, compareceu à reunião da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação desta quarta-feira, 27/11, presidida por Gilson de Souza (DEM), para prestar contas da gestão de sua pasta. Garcia destacou os recursos direcionados às universidades estaduais, que equivalem a quase 12% do que é pago de ICMS pelos contribuintes. "Unesp, Unicamp, USP e Fatec recebem recursos comparáveis com o que é dividido entre as instituições americanas", comemorou. "São Paulo investe mais que qualquer outro Estado brasileiro, e mais que qualquer país latino-americano".

O secretário falou também sobre o aumento dos investimentos nos Parques Tecnológicos (SPTec), nos Centros de Inovação e nas Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica.

Rodrigo Garcia explicou a inclusão, aprovada pelo governador Geraldo Alckmin, do termo "Inovação" à nomenclatura da secretaria.

Desafios

Para Rodrigo Garcia, os desafios que o Estado deve enfrentar são: aumento do impacto social e econômico do conhecimento gerado, modernização dos instrumentos legais, criação de mecanismos de incentivo a pesquisa e desenvolvimento nas entidades privadas e intensificação da interação entre universidades, institutos de pesquisas e empresas.

Elogios

"Garcia é um dos melhores secretários que o Estado já teve", disse Barros Munhoz (PSDB), que elogiou o secretário junto a Campos Machado (PTB). Welson Gasparini (PSDB) parabenizou o governador pela escolha de Garcia como secretário. Vitor Sapienza (PPS) disse que já viu a apresentação de "inúmeros secretários, mas poucos com o objetivismo de Rodrigo Garcia".

Rafael Silva (PDT) lembrou da idade de Rodrigo em relação ao grande conhecimento que o secretário carrega. Carlão Pignatari (PSDB) parabenizou o secretário, enquanto Reinaldo Alguz (PV) comparou o setor de Tecnologia e Inovação de São Paulo com o de Israel, país que visitou recentemente.

"Apenas teremos desenvolvimento social se tivermos desenvolvimento econômico", falou Célia Leão (PSDB), que garantiu, com base no que foi apresentado, que o Estado continuará sendo o carro-chefe no desenvolvimento de tecnologia.

Orlando Bolçone (PSB) reforçou os outros elogios proferidos pelos deputados e comentou os desafios expostos na apresentação de Rodrigo Garcia. Também esteve presente na reunião o deputado Gilmaci Santos (PRB).

alesp