Emenda permite restauro de prédio em Bragança Paulista


28/11/2013 16:00 | Da assessoria do deputado Beto Trícoli

Compartilhar:

Discurso de Tricoli em  frente do prédio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg149600.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Beto Trícoli (PV), membro da Comissão de Educação e Cultura, participou, em 24/11, da apresentação das obras de restauro da Sociedade Ítalo-Brasileira, em Bragança Paulista. A solenidade reuniu autoridades, lideranças políticas e representantes da colônia italiana em toda a região. O evento fez parte das comemorações de 250 anos de Bragança Paulista.

O parlamentar foi responsável pela liberação de boa parte das verbas para que a prefeitura realizasse melhorias no prédio centenário da instituição. Tombado pelo patrimônio histórico, o imóvel abriga umas das entidades italianas mais antigas do Brasil. Fundada em 1891, passou por diversas reformas e mudanças em suas características. Criada como Società Democratica de Mutuo Socorso, teve importante papel na história da imigração em nossa região, tendo resistido inclusive ao conturbado período da 2ª Guerra, quando a Itália integrou as forças do eixo (Japão e Alemanha), contra os aliados, dos quais o Brasil fazia parte. Hoje, a Sociedade Ítalo-Brasileira (SIB) tem participação ativa na vida cultural de Bragança Paulista com atividades sociais, musicais, cursos e confraternizações.

O deputado Beto Trícoli, que destinou verbas para esse trabalho, falou sobre a importância da preservação cultural. Descendente de imigrantes italianos que vieram para Bragança trabalhar nas lavouras de café no início do século passado, ele relembrou as dificuldades dos ancestrais logo que saíram da Europa.

betotricoli@al.sp.gov.br

alesp