Retirada dos trens na área urbana de São José do Rio Preto


26/11/2013 18:18 | Da assessoria do deputado Sebastião Santos

Compartilhar:

Sebastião Santos no local do acidente que matou oito pessoas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg149467.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sebastião Santos (PRB) criou no dia 25/11 uma petição pública online para a retirada dos trilhos de trens da área urbana de São José do Rio Preto. O objetivo é recolher o maior número de assinaturas para mostrar que está é a vontade dos rio-pretenses, que não querem mais acidentes ferroviários. No último domingo, 24/11, oito pessoas morreram e seis ficaram feridas no bairro Jardim Conceição com o descarrilamento de vagões de uma composição da ALL (América Latina Logística), que carregavam milho. Os vagões atingiram duas residências. A petição será encaminhada para o órgão nacional responsável.

A prefeitura de Rio Preto chegou a anunciar há alguns anos projeto para a construção de um contorno ferroviário para desviar os trens do perímetro urbano ao Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Avaliado no valor de R$ 200 milhões, a proposta chegou a ser considerada cara e nunca saiu do papel.

Para o Sebastião é fundamental que o contorno ferroviário seja feito em Rio Preto, e que em todo o território paulista seja fiscalizada a manutenção da malha ferroviária. "Não existe projeto caro quando se trata da preservação da vida. Conto com a ajuda de toda a população para assinar a petição. Unidos conseguiremos retirar os trilhos da área urbana da cidade", disse o deputado.

Só em 2011 foram seis descarrilamentos registrados. Nos dois últimos anos, ocorreram sete na região rio-pretana. Dos 13 acidentes de 2011 até hoje, três deles foram em Rio Preto.

sebastiaosantos@al.sp.gov.br

alesp