Honda inicia obras de fábrica em Itirapina


27/11/2013 16:30 | Da assessoria do deputado Aldo Demarchi

Compartilhar:

Autoridades e empresários no local de instalação da empresa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg149514.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O governador Geraldo Alckmin, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Rodrigo Garcia, e o deputado Aldo Demarchi (DEM) participaram, na terça-feira, 26/11, do lançamento da pedra fundamental da nova fábrica da montadora de automóveis Honda, em Itirapina, cidade próxima a Rio Claro e São Carlos, na região central do Estado. "A cadeia produtiva da indústria automotiva é muito longa, o que trará muitas empresas e fornecedores. Vai desenvolver muito Itirapina e municípios próximos", disse o governador durante o evento que reuniu empresários e autoridades como os prefeitos de Itirapina, José Maria Cândido, o prefeito e o vice-prefeito de São Carlos, Paulo Altomani e Cláudio Di Salvo, e o presidente do Cepam, Lobbe Neto.

Com investimento de R$ 1 bilhão e geração de 2 mil empregos, a planta fabril terá capacidade para produzir 120 mil carros por ano. O início das operações está programado para 2015, com a produção do novo Honda Fit. O governador destacou o empenho para que a segunda unidade da Honda também ficasse no Estado. A outra está em Sumaré, na região de Campinas.

São Paulo é o Estado brasileiro com o maior número de montadoras de automóveis. De acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Caterpillar, CNH "New Holland", Ford (2), Chevrolet (2), Honda, Hyundai, Komatsu, Mercedes-Benz, Scania, Doosan, Toyota (3), Valtra e Volkswagen (3) funcionam em solo paulista.

ademarchi@al.sp.gov.br

alesp