Assembleia homenageia Associação Paulista de Magistrados


29/11/2013 13:02 | Josué Rocha Foto: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Roque Mesquita de Oliveira, Paulo Moura Ribeiro, Fernando Capez, Armando Prado de Toledo e Paulo Dimas Mascartti<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg149671.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Solenidade presidida pelo deputado Fernando Capez (PSDB) comemorou os 60 anos de fundação da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), nesta sexta-feira, 29/11, na Assembleia Legislativa.

Capez ressaltou a importância da entidade para os magistrados paulistas, classificando-a como "símbolo da pujança da magistratura do Estado". O parlamentar reconheceu o empenho e a excelência do trabalho da Apamagis. "Essa competente instituição, comprometida com a população, tem contribuído para o exercício da justiça", declarou.

O desembargador Roque Antonio Mesquita de Oliveira, presidente da Apamagis, contou que a entidade foi criada, em 1953, após a morte de um juiz que vivia sozinho na capital paulista, e como não se conseguiu localizar nenhum parente ele seria enterrado como indigente. Foi então que colegas do magistrado se reuniram para contribuir e compraram um jazigo no cemitério da Consolação. Mesquita afirmou que desde então essa solidariedade é marcante na instituição. "Atualmente, a Apamagis é a maior associação de magistrados do Brasil, com 3,1 mil filiados", declarou.

Mesquita agradeceu a homenagem prestada pela Assembleia paulista. "Se o parlamento é responsável por elaborar as leis, a magistratura zela por seu fiel cumprimento. O magistrado é um guardião da Constituição e dos direitos dos cidadãos", finalizou.

Durante a solenidade, Fernanda de Lima e Gabriel Gouveia de Freitas, diretores da Gradual Investimentos, também foram homenageados pela "postura ética e responsável no mercado financeiro", conforme justificou Capez.

O desembargador Armando Sérgio representou o Tribunal de Justiça na solenidade, que contou com a presença de vários outros magistrados. Capez destacou, ainda, a presença da jovem Camila, neta do desembargador Pedro Barbosa Pereira, um dos fundadores da Apamagis.

alesp