Deputado pede empenho no combate à dengue


02/12/2013 19:13 | Da assessoria da 2ª secretaria

Compartilhar:

Municípios de risco têm focos de dengue em mais de 4% das residências<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2013/fg149685.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O 2º secretário do Poder Legislativo, deputado Edmir Chedid (DEM), solicitou, no dia 2/12, à Secretaria de Saúde empenho nas atividades executadas com a finalidade de identificar e de eliminar os focos de dengue, doença que colocou em situação de risco 157 municípios brasileiros e outros 525 em estado de alerta.

Os municípios considerados em risco são aqueles onde foram encontrados focos de dengue em mais de 4% das residências visitadas, enquanto os em alerta são aqueles em que houve foco em 1% a 3,9% dos domicílios. "Os dados, divulgados pela União, são de um levantamento que mediu o nível de infestação pelo mosquito em 1,3 mil municípios brasileiros", completou.

Edmir Chedid explicou que a preocupação se deve ao fato do intenso período de chuvas dos últimos dias e aos dados da doença no primeiro semestre deste ano. "O Sudeste foi a região com o maior número de notificações da doença. Por isso, encaminhamos à Secretaria pedido para que as atividades sejam intensificas em nossos municípios da região", disse.

No ano passado, entre janeiro e novembro, foram registrados 500 mil casos de dengue, elevação do índice atribuída pela União à transição dos governos municipais, que teria dificultado os trabalhos dos agentes de saúde, e à entrada do sorotipo 4, ao qual grande parte da população ainda está bastante suscetível. "É preciso estar atento à doença", finalizou o parlamentar.

echedid@al.sp.gov.br

alesp