Homenagem a Nelson Mandela


06/12/2013 19:43 | Da Redação

Compartilhar:

Nelson Mandela é homenageado pela Assembleia em 1991, no plenário JK<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2013/fg157050.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Eduardo Suplicy e Nelson Mandela durante homenagem ao líder africano contra o apartheid<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2013/fg157072.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mandela é cumprimentado por funcionário em cerimônia que o homenageou na Casa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2013/fg157073.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Nelson Mandela em foto recente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2013/fg157074.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Aos 95 anos, morreu nesta quinta-feira, 6/12, o maior símbolo da luta contra o apartheid na África do Sul e prêmio Nobel da Paz por seus esforços contra o racismo, Nelson Mandela. Aquele país se prepara agora para um funeral com honras de Estado, com bandeiras em toda a África do Sul a meio mastro.

No dia 2 de agosto de 1991, Mandela visitou a Assembleia paulista e foi homenageado durante uma sessão ordinária, em que, numa quebra de protocolo, a ele simbolicamente foi concedida a presidência da sessão pelo deputado Carlos Apolinário.

Naquele dia emblemático, ao receber a presidência, Mandela disse: "a Assembleia Legislativa é a mais alta autoridade legal no País e me conceder a posição simbólica de presidente desse órgão é sem dúvida uma fonte de força para o povo que luta na África do Sul".

A história da Assembleia paulista ficou marcada para sempre após a visita do grande estadista, símbolo da liberdade e neste dia em que todos lamentam sua morte, o Diário da Assembleia a ele rende sua homenagem.

Colocações do líder sul africano que vão estar para sempre na memória:

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar."

"Eu lutei contra a dominação branca e lutei contra a dominação negra. Eu acalentei o ideal de uma sociedade democrática e livre, na qual todas as pessoas viveriam juntas em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal pelo qual eu espero viver e alcançar. Mas, se for preciso, é um ideal pelo qual eu estou preparado para morrer."

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."

"Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos."

"Ainda há gente que não sabe, quando se levanta, de onde virá a próxima refeição e há crianças com fome que choram."

"Eu sou o capitão da minha alma."

Deputados estaduais lamentam a morte de Mandela e rendem ao estadista sua homenagem

ADEUS, MANDELA!

SAMUEL MOREIRA (presidente da Assembleia Legislativa):

"O mundo perdeu o maior símbolo da luta contra o apartheid e um grande exemplo de superação das diferenças, respeito e amor ao próximo."

ENIO TATTO (1º secretário da Assembleia Legislativa):

"Nelson Mandela é um dos maiores nomes da história da humanidade. Ele conseguiu, por meio do diálogo, unificar a África do Sul do apartheid, dividida entre a minoria branca e a maioria negra, e por isso é considerado o "Pai da Nação Sul "Africana". Considero que tem a mesma estatura do grande líder espiritual indiano, Mahatma Gandhi, que realizou processo semelhante em seu país."

EDMIR CHEDID (2º secretário da Assembleia Legislativa):

"Mais que um ícone da luta pela igualdade racial, o ex-presidente Nelson Mandela foi exemplo para a classe política mundial por sua determinação às causas sociais e por seu empenho à melhoria da qualidade de vida de uma nação ferida pelas atrocidades que marcaram o apartheid, que durou 45 anos. A este grande líder político devemos nossas homenagens e nosso cumprimentos; uma perda irreparável à humanidade".

CARLOS BEZERRA JR. (líder do PSDB na Assembleia Legislativa)

"Mandela morreu, mas sua existência transcende. Sua contribuição permanece. Ele é agora um monumento à humanidade. Um símbolo na luta pela paz, pela liberdade e pela igualdade. Salve, Mandela, como ele mesmo gostava de dizer: comandante de sua alma.

LUIZ CLÁUDIO MARCOLINO (líder do PT na Assembleia Legislativa):

"Mandela deixou para todos o ensinamento de que as convicções levadas com perseverança e coragem transformam a humanidade."

BARROS MUNHOZ (líder do Governo na Assembleia Legislativa):

"Nelson Mandela: sua luta e história se perpetuarão pela eternidade. Tenhamos nele um exemplo claro de que quando temos um ideal e batalhamos por ele, isso se torna maior do que a nossa própria vida."

ADRIANO DIOGO (presidente da Comissão de Direitos da Pessoa Humana):

"Mandela nos inspira a lutar pela prevalência dos Direitos Humanos"

LECI BRANDÃO (membro da Comissão de Direitos da Pessoa Humana)

"Que Deus ilumine o caminho de todos que lutam por Justiça, como iluminou o de Mandela!"

O lirismo de Mandela

Celso (Tilango) Fontana*

Todos têm direito ao lirismo!

Mandela está vivo e está "velhinho"...

Jogado nas masmorras

A minoria branca ordenou-lhe: Que tu morras!

Contrariou! Resistiu! Sobreviveu!

E foi libertado!

Venceu a prisão, a injustiça e o medo

Não fez da igualdade, arremedo

Merece admiração e carinho

Eleito " uma pessoa, um voto

Não fez da presidência brinquedo

E nem da vingança o caminho

Libertou nossos sonhos e planos

Mandela inspira...

Inspira a continuidade da luta

De conter a força bruta

Pra prevalecerem os Direitos Humanos

Todos e até o poeta tem direito ao lirismo!

Mas pensando na autodeterminação dos povos

Na felicidade dos velhos cidadãos e dos novos

Nos exemplos e culto dos ancestrais

Nas nações pluriétnicas, irmãs,

A sul africana e a brasileira

Ah, sonhar!

Sonhar com as possibilidades sorridentes

da aurora do amanhã

Respeitar cada bandeira

Perfiladas em pavilhão

Com Mandela e Manuel Bandeira

Recordo deste verso,

Multiplico esta lição:

"Não quero mais saber do lirismo

Que não é libertação!"

Salve o estadista libertador!

Mandela vive! Viva Mandela!

*Celso (Tilango) Fontana é funcionário do Departamento de Documentação e Informação da Assembleia e membro do SOS-Racismo. Autor do livro "...e Mandela presidiu a Assembleia paulista"

alesp