Alto Tietê quer novo plano de sistema viário


11/12/2013 17:46 | Da assessoria do deputado Estevam Galvão

Compartilhar:

Rodrigo Garcia (2º à esq.) e secretários dos municípios do Alto Tietê<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2013/fg157217.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Alto Tietê poderá contar com um novo plano regional de sistema viário. Na manhã do dia 10/12, os secretários de Transporte e Mobilidade Urbana das 11 cidades da região realizaram audiência com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Rodrigo Garcia, para solicitar recursos para a realização do projeto. A audiência foi solicitada pelo deputado Estevam Galvão (DEM), que articula a liberação de recursos junto ao governo estadual.

Estima-se que o projeto custe R$ 1 milhão. A iniciativa tem como base o Termo de Convênio firmado entre o Estado e o Consórcio Intermunicipal Grande ABC há pouco mais de dois anos, visando a criação de um plano de mobilidade urbana regionalizado que priorizou os eixos de ligação entre os municípios daquela região e a interligação do sistema de transporte público, entre outras ações.

"O Alto Tietê necessita de um novo plano de sistema viário, levando em consideração o crescimento da região nos últimos anos, o grande volume de congestionamentos registrados nas vias de ligação entre as cidades e a chegada do rodoanel trecho leste, que terá alça de acesso direto em Suzano. É preciso garantir a fluidez do trânsito e o desenvolvimento da região", explicou o deputado.

Os municípios do Alto Tietê, através do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), já estão coletando dados junto ao governo estadual para criar o escopo do projeto de mobilidade.

egalvao@al.sp.gov.br

alesp