Presidente da Universidade Virtual presta contas do primeiro semestre de 2013

Hoje são 15.530 vagas, a maior parte em cursos de idiomas para alunos do Paula Souza
11/12/2013 21:57 | Da Redação: Joel Melo Fotos: Maurício Garcia de Souza

Compartilhar:

Carlos Vogt, presidente da Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo - Univesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2013/fg157317.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gilson de Souza, Vitor Sapienza, Orlando Bolçone e Ana Perugini <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2013/fg157318.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Vogt, presidente da Univesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2013/fg157319.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Célia Leão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2013/fg157320.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Vogt, presidente da Univesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2013/fg157321.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Célia Leão, Carlos Vogt, Gilson de Souza, Vitor Sapienza, Orlando Bolçone e Ana Perugini<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2013/fg157322.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Célia Leão, Carlos Vogt, Gilson de Souza, Vitor Sapienza, Orlando Bolçone e Ana Perugini<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2013/fg157323.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  	Célia Leão, Carlos Vogt, Gilson de Souza, Vitor Sapienza, Orlando Bolçone e Ana Perugini<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2013/fg157324.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação, presidida pelo deputado Gilson de Souza (DEM), ouviu nesta quarta-feira, 11/12, o presidente da Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Carlos Vogt, discorrer sobre as atividades da universidade relativas ao primeiro semestre de 2013.

Vogt começou fazendo um histórico da Fundação Univesp, considerada a 4ª universidade pública paulista. Criada em 2012, a Univesp tem como parceiros a USP, a Unesp, a Unicamp, o Centro Paula Souza e a Fundação Padre Anchieta. Oferece 15.530 vagas para estudantes, das quais dez mil são de Inglês e Espanhol para alunos do Centro Paula Souza. Desde que foi ao ar, em 2010, a Univesp obteve mais de 12,6 milhões de visualizações de seu conteúdo no YouTube, o que a coloca entre as 40 primeiras instituições universitárias de todo o mundo. Para 2014, estão previstos novos cursos que incluirão Licenciatura em Física, Química, Matemática e Biologia, além de Engenharia, esta última em parceira com a Unesp.

Por ser uma universidade virtual, com a maioria das aulas sendo ministrada por meio da internet, a Univesp apresenta um novo modelo de estrutura e funcionamento, com quadro técnico-administrativo e quadro docente pequenos, o que lhe permite apresentar um custo médio por aluno de R$ 350. A maneira de acesso aos cursos de licenciatura é o vestibular, e são fornecidos diplomas aos formandos, com validade idêntica aos dos cursos presenciais, conforme esclareceu Vogt em resposta a Vitor Sapienza (PPS). Outra preocupação dos deputados foi com o conteúdo da web, conforme externou Reinaldo Alguz (PV), que perguntou a Vogt como controlar o acesso das crianças à internet. Vogt disse que a melhor forma de melhorar a internet é oferecer conteúdo de qualidade, como a própria Univesp vem fazendo ao disponibilizar no endereço univesptv.cmais.com.br, cursos livres e conteúdo aberto de apoio a estudantes e professores de ensino médio e fundamental. O conteúdo da Univesp também pode ser assistido pelo canal 2.2 do espectro de transmissão da TV Cultura.

Além dos conteúdos livres, a Univesp oferece aos alunos o material didático em diferentes mídias, inclusive a impressa. No Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA), os alunos têm acesso aos conteúdos e às atividades relativas à fase do curso que estão cursando. Cada atividade concluída é encaminhada ao tutor, que avalia e orienta o aluno na sequência das atividades curriculares. Os trabalhos concluídos ficam armazenados para consultas posteriores do próprio aluno. A presença física do aluno é exigida sempre que a programação do curso incluir atividades presenciais nos polos (locais com infraestrutura suficiente para atender aos alunos, aplicar as provas, e onde os tutores - em geral docentes ou alunos de pós-graduação, orientam os alunos sobre as tarefas a serem realizadas.

Participaram da reunião, além dos já citados, os deputados Orlando Bolçone (PSB), Célia Leão (PSDB) e Ana Perugini (PT).

alesp