Parlamentar propõe frente parlamentar em apoio ao ciclismo


12/12/2013 14:00 | Da assessoria do Carlos Bezerra Jr.

Compartilhar:

Carlos Bezerra Jr. (2º à esq.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2013/fg157339.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O líder do PSDB, Carlos Bezerra Jr., participou, em 2/12, de reunião com o presidente da Associação Aliança Bike, Marcelo Maciel, o líder do Movimento Bicicleta para Todos, Daniel Guth, e o advogado em Relações Governamentais, Felipe Herzog. Foi apresentado um estudo que aponta os principais efeitos econômicos e tributários que incidem sobre o setor, além de ações para incentivar a utilização desse transporte.

Os representantes da categoria apontaram as principais dificuldades econômicas do setor, como a elevação da carga tributária sobre os produtos e o alto IPI associado ao equipamento. De acordo com o estudo apresentado, a bicicleta possui tributação média de 72,3%, o que dificulta o acesso de todas as classes sociais.

Bezerra Jr. se dispôs a auxiliar na implementação de melhorias nas políticas cicloviárias com a criação de uma frente parlamentar na Assembleia Legislativa, pela defesa do setor e a ampliação do acesso à modalidade. O parlamentar deverá convocar uma audiência pública no próximo ano para debater o tema.

"Infelizmente, os mais afetados pela alta tributação das bicicletas são aqueles que possuem menor renda e utilizam a bicicleta como meio de transporte. Apoiar a iniciativa da categoria é dar mais um passo para tornar São Paulo um Estado mais sustentável, com ampliação da cultura do ciclismo. A criação de uma frente parlamentar se faz necessária. A categoria pode contar com meu apoio", explicou Bezerra.

carlosbezerrajr@al.sp.gov.br

alesp