Assembleia homenageia a Sabesp pelos 40 anos da empresa

Companhia é considerada a segunda maior de saneamento do mundo em número de clientes
16/12/2013 19:06 | Da Redação

Compartilhar:

.......<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2013/fg157446.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Hoje, segunda-feira, 16/12, às 19h30, a Assembleia paulista comemora em uma sessão solene, no plenário Juscelino Kubitschek, os 40 anos da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Presente na vida de 27,9 milhões de pessoas, a Sabesp é considerada a segunda maior empresa de saneamento do mundo em número de clientes. Em 1º de novembro de 2013, a empresa completou 40 anos de fundação, com um plano de metas que universalizará os serviços até o final da década.

A companhia é mista e responsável pelo fornecimento de água tratada, coleta e tratamento de esgotos em 363 municípios do Estado de São Paulo. Nessas quatro décadas, o índice de mortalidade infantil passou de 87 para 13,3 óbitos a cada grupo de mil.

Universalização

A Sabesp possui um programa de investimentos que tem como principal meta a universalização: até o final de 2014, todas as sedes municipais do interior deverão estar com 100% de coleta e 100% de tratamento de esgoto, além dos 100% de abastecimento.

De acordo com a diretora-presidente da empresa, Dilma Pena, a programação ainda prevê que até o final de 2016 todo o litoral paulista tenha abastecimento, coleta e tratamento de esgoto universalizados. Até o final da década, toda a infraestrutura de coleta, transporte e tratamento de esgoto do Alto Tietê e da Região Metropolitana de São Paulo também estará implantada. O Estado de São Paulo será o primeiro no país a universalizar os serviços de saneamento.

Mais que investir em grandes obras para ampliação dos serviços, a Sabesp atua em programas para reduzir as perdas de água e garantir os recursos, no programa de economia de água com tecnologia, sensibilização e troca de experiências que garantem a redução do consumo e mudanças de hábitos significativas.

Fonte: site da Sabesp

alesp