Educação e Cultura convoca reitor da USP e diretor da USP Leste
18/12/2013 21:56 | Da Redação: Victor Hugo Felix Fotos: Marco Antonio Cardelino
Nesta quarta-feira, 18/12, a Comissão de Educação e Cultura aprovou a convocação do reitor da Universidade de São Paulo (USP), João Grandino Rodas, e do diretor do Campus USP Zona Leste, José Jorge Boueri Filho, para esclarecer as recentes denúncias de contaminação da água e da infestação de piolhos de pombo na unidade.
A USP Leste tem sido alvo de denúncias desde setembro, após a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) ter autuado a unidade pelo não cumprimento de 11 exigências de controle e despoluição do solo, tema debatido em audiências públicas na Assembleia. Em 16/12, as aulas do campus foram suspensas devido a contaminação e infestação de piolhos, que causaram problemas de saúde para alunos e funcionários. As caixas d"água serão limpas até o início de 2014, e só então as aulas retornarão. O requerimento de convocação é de autoria do deputado Carlos Giannazi (PSOL).
Também foi aprovado outro requerimento de Giannazi, em conjunto com o deputado João Paulo Rillo (PT), presidente da comissão, que convida a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, para esclarecer as denúncias apresentadas por professores e alunos da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Barueri contra o diretor da instituição, Evandro Cleber da Silva. Em audiência pública realizada em 10/12, professores da Fatec confrontaram o diretor acusando-o de opressão moral e ideológica. Os deputados acordaram que, caso Laura Laganá recuse o convite, o requerimento se tornará uma convocação.
A comissão aprovou também 12 projetos de lei, dentre eles o PL 602/2013, de autoria do deputado Rodrigo Moraes (PSC), que proíbe o uso de telefones móveis nas salas de aula das escolas públicas e particulares.
Estiveram também presentes na reunião os deputados Carlos Neder (PT), Edson Ferrarini (PTB), Dr. Ulysses (PV), Rita Passos (PSD) e Alcides Amazonas (PCdoB).
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições