Educação e Cultura convoca reitor da USP e diretor da USP Leste

Ambos deverão debater acerca de contaminação no campus citado
18/12/2013 21:56 | Da Redação: Victor Hugo Felix Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

 Deputado João Paulo Rillo (esq), presidente da Comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2013/fg157674.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edson Ferrarini, Rita Passos e Carlos Giannazi <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2013/fg157675.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião desta quarta-feira, 18/12, da  Comissão de Educação e Cultura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2013/fg157676.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputada Rita Passos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2013/fg157677.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado João Paulo Rillo (esq), na presidencia da comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2013/fg157678.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta quar­ta-feira, 18/12, a Comissão de Educação e Cultura aprovou a convocação do reitor da Universidade de São Paulo (USP), João Grandino Rodas, e do diretor do Campus USP Zona Leste, José Jorge Boueri Filho, para esclarecer as recentes denúncias de contaminação da água e da infestação de piolhos de pombo na unidade.

A USP Leste tem sido alvo de denúncias desde setembro, após a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) ter autuado a unidade pelo não cumprimento de 11 exigências de controle e despoluição do solo, tema debatido em audiências públicas na Assembleia. Em 16/12, as aulas do campus foram suspensas devido a contaminação e infestação de piolhos, que causaram problemas de saúde para alunos e funcionários. As caixas d"água serão limpas até o início de 2014, e só então as aulas retornarão. O requerimento de convocação é de autoria do deputado Carlos Giannazi (PSOL).

Também foi aprovado outro requerimento de Giannazi, em conjunto com o deputado João Paulo Rillo (PT), presidente da comissão, que convida a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, para esclarecer as denúncias apresentadas por professores e alunos da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Barueri contra o diretor da instituição, Evandro Cleber da Silva. Em audiência pública realizada em 10/12, professores da Fatec confrontaram o diretor acusando-o de opressão moral e ideológica. Os deputados acordaram que, caso Laura Laganá recuse o convite, o requerimento se tornará uma convocação.

A comissão aprovou também 12 projetos de lei, dentre eles o PL 602/2013, de autoria do deputado Rodrigo Moraes (PSC), que proíbe o uso de telefones móveis nas salas de aula das escolas públicas e particulares.

Estiveram também presentes na reunião os deputados Carlos Neder (PT), Edson Ferrarini (PTB), Dr. Ulysses (PV), Rita Passos (PSD) e Alcides Amazonas (PCdoB).

alesp