Parabéns, São Paulo!


24/01/2014 18:22 | Marisa Mello

Compartilhar:

Museu de Arte de São Paulo - MASP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2014/fg158167.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Pátio do Colégio, onde a cidade nasceu<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2014/fg158168.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Monumento às Bandeiras, de Victor Brecheret<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2014/fg158170.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Capital do Estado, São Paulo completa hoje 460 anos de fundação. Antes de apresentar as informações que justificam denominar São Paulo como a maior cidade brasileira, vale ressaltar que mais do que estatística com números gigantes, São Paulo é um berço multicultural, onde milhares de pessoas de diferentes credos, idades, origem, orientação sexual, raça se reúnem e vão celebrar hoje todo amor pela cidade que os acolhe.

Cidade mais populosa da América do Sul e a 6ª do planeta, com praticamente 20 milhões de habitantes, é a 14ª cidade mais globalizada do planeta, segundo a Globalization and World Cities Study Group & Network. São Paulo conta com o 10º maior PIB do mundo, representando 11,5% do PIB brasileiro.

Com área territorial de 1 522,986 km², São Paulo está localizada junto à bacia do rio Tietê, com altitude média de 760 metros e tendo como ponto culminante o Pico do Jaraguá, com 1.135 metros. Integra a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), constituída por 39 municípios, sendo a maior aglomeração urbana do Brasil e a terceira maior das Américas.

A cidade conta com importantes monumentos e museus, como o Memorial da América Latina, o Museu da Língua Portuguesa, o Museu do Ipiranga e o MASP, além de parques como o Ibirapuera e o Jardim Botânico. Também abriga um dos cinco maiores parques zoológicos do mundo.

Toda a grandiosidade da capital paulista foi construída com a contribuição de migrantes nordestinos e de imigrantes, principalmente de origem italiana, portuguesa, japonesa, espanhola, libanesa e japonesa.

Mas São Paulo não se constitui apenas de obras e prédios. Conta com rica economia e segundo a revista Forbes é a sexta cidade do mundo em número de bilionários. Entretanto, São Paulo está entre as dez cidades mais caras do mundo.

Em contraponto, dados do IBGE, da fundação Seade e da prefeitura de São Paulo indicam que o município apresentava um déficit de aproximadamente 800 mil unidades habitacionais até 2008, o que representa 3 milhões de cidadãos sem habitação ou em moradias precárias.

Além de sua numerosa população, a cidade conta com um vai e vem incontável de cidadãos vindos das mais diferentes localidades. O aeroporto internacional de Cumbica recebeu em 2013 cerca de 36 milhões de passageiros, sendo o maior do Brasil em movimento. Já o Terminal Rodoviário Tietê é o segundo maior do mundo.

A educação é referência em São Paulo, a universidade que leva o nome da cidade tem um dos maiores campus do Brasil, no bairro do Butantã. Outro campus da USP localiza-se na zona leste da capital, que ainda conta com inúmeras universidades, como a PUC e o Mackenzie.

São Paulo é o maior polo cultural do Brasil, com ampla rede de teatros, casas de show, cinemas e eventos como a Bienal de São Paulo, a Virada Cultural, o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, a São Paulo Fashion Week, a São Paulo Indy 300 e a maior Parada Gay do Brasil. A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) é o melhor conjunto sinfônico da América Latina. Na área de esportes possui estádios importantes como o Pacaembu e o Morumbi e vai sediar a abertura da Copa do Mundo 2014 no Itaquerão, futuro estádio do Corinthians.

alesp