Presidente comparece à posse do novo reitor da USP

Marco Antonio Zago pretende estreitar o diálogo com os jovens
27/01/2014 16:11 | Da redação " Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Marco Antonio Zago, novo reitor da USP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2014/fg158195.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Haddad (2º à esq.), Samuel Moreira, Geraldo Alckmin (centro), Marco Antonio Zago (ao lado do governador, Alexandre Padilha e Alberto Goldman<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2014/fg158196.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reitor Marco Antonio Zago recebe cumprimentos de Alexandre Padilha<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2014/fg158198.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Autoridades prestigiam posse do novo reitor da USP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2014/fg158220.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Samuel Moreira, compareceu no sábado, 25/1, à posse do novo reitor da Universidade de São Paulo (USP) para o quadriênio 2014-2018, o professor Marco Antonio Zago, e do vice-reitor, o professor Vahan Agopyan.

A cerimônia ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, no dia do aniversário da capital paulista e no dia que a instituição completa 80 anos de fundação. Também prestigiaram o evento os deputados Dr. Ulysses (PV) e Alcides Amazonas (PCdoB).

O novo reitor afirmou que fará "o máximo esforço para corresponder à confiança" depositada pelo governador e convocou todo o corpo docente da USP a estreitar o diálogo com os jovens e, assim, atingir a missão da universidade. "Nós não podemos esquecer que acima de tudo nós somos educadores e seremos julgados pelo êxito que alcançarmos nesta missão."

A USP, considerada uma das melhores universidades do mundo, é responsável por 23% da produção científica brasileira e 25% dos doutorados do país. "Esse desempenho se apoia, não só no empenho de alunos e professores, mas também em recursos do Estado de São Paulo, que aplica quase 10% do seu orçamento no ensino superior, investe 30% de suas receitas na educação e mais 1% na Fundação de Amparo às Pesquisas do Estado de São Paulo (Fapesp)", disse na ocasião o governador Geraldo Alckmin.

Marco Antonio Zago é professor titular da USP desde 1990. É graduado em Medicina e obteve os títulos de mestre e doutor em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Realizou pós-doutorado no Nuffield Departamento of Clinical Medicine na Universidade de Oxford e foi presidente do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) entre 2007 e 2010. Zago também era pró-reitor de Pesquisa da USP desde 2010.

(Com dados do Portal do governo do Estado.)

alesp