Luta pelas águas do Sistema Cantareira é preocupação de deputada


29/01/2014 10:33 | Da assessoria da deputada Ana Perugini

Compartilhar:

Reunião com Luiz Roberto Morretti sobre o Sistema Cantareira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2014/fg158229.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O processo de renovação da outorga do Sistema Cantareira, que abastece as regiões metropolitanas de Campinas e São Paulo, preocupa Ana Perugini (PT). "Nosso papel é contribuir para o debate e conscientização da população da importância da água, que proporciona a riqueza e melhora da qualidade de vida da região mais rica do país. Sem água, não há como assegurar desenvolvimento e justiça social", avaliou a deputada após visita, em 28/1, ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE). Essa autarquia paulista foi criada em 1951 na cidade de Piracicaba, para o gerenciamento de recursos hídricos. A posição oficial deverá ser tomada até o dia 6/8 deste ano, valendo por mais de dez anos.

"Em nome da Assembleia Legislativa, coloco meu mandato à disposição para eventuais encaminhamentos que se fizerem necessários", acrescentou Ana Perugini, para o diretor de expediente do Médio Tietê, no DAEE e também secretário-executivo dos Comitês das bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), Luiz Roberto Moretti.

A outorga do Sistema Cantareira é operada pela Sabesp desde 1974. Inicialmente pelo período de 30 anos, a outorga foi renovada uma vez em 2004, por dez anos. Pelo acordo atual, a Grande São Paulo recebe por segundo 31 mil litros enquanto a região de Campinas fica com 5 mil litros do volume de água do Sistema Cantareira, formado pelo grupo de represas da região de Bragança Paulista.

O assunto, por sua relevância, já levou a deputada Ana Perugini a Brasília e Piracicaba, em reuniões, respectivamente, com Vicente Andreu Guillo, da Agência Nacional de Águas (ANA), e com os Promotores de Justiça da área de Meio Ambiente, Alexandra Faccioli Martins e Ivan Carneiro.

aperugini@al.sp.gov.br

alesp