Inclusão de Apiaí no conselho do Petar


30/01/2014 15:58 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

Chedid (centro) particpa de reunião em Apiaí<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2014/fg158247.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Edmir Chedid (DEM) informou que irá encaminhar ofício à Secretaria do Meio Ambiente solicitando a inclusão de propostas da comunidade de Apiaí no Conselho Consultivo do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar). A decisão é resultado da reunião promovida pela Câmara Municipal e Secretaria de Turismo de Apiaí (RA Sorocaba).

O parque é um dos mais antigos de São Paulo e possui área de 35,7 mil hectares, visando resguardar e proteger o patrimônio natural do Alto Ribeira, representado pela importante biodiversidade dos remanescentes de mata atlântica, sítios paleontológicos, arqueológicos, históricos e por abrigar uma das províncias espeleológicas mais importantes do país.

"Comunidade e políticos declararam que não existe participação popular no conselho. Informaram que, por esse motivo, não será possível contribuir para a elaboração do plano de manejo desenvolvido pela secretaria, que prevê a inclusão de mineradoras em zonas de amortecimento do parque, o que, segundo eles, contraria decisão popular", comentou.

A reunião contou com a participação de representantes da sociedade civil e de ONGs. A administração pública de Apiaí foi representada pelo vice-prefeito, Erisvaldo Bueno de Souza, e a Câmara Municipal, pelo vereador Samuel Carriel de Lima. "Todos estão preocupados e pedem a imediata inclusão das propostas da comunidade, formuladas há cinco anos, no Conselho Consultivo", finalizou.

echedid@al.sp.gov.br

Erisvaldo Bueno de Souza, Edmir Chedid e Samuel Carriel de Lima

alesp