Estudantes do ensino fundamental são recebidos em visitas monitoradas

Em 2013 a Assembleia recebeu 41 escolas, num total de 2111 alunos atendidos
30/01/2014 17:10 | Da Redação: Caroline Leonardo

Compartilhar:

Estudantes realizam visita monitorada à Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2014/fg158249.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alunos acompanham sessão ordinária no plenário JK<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2014/fg158250.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jovens na galeria do plenário JK<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2014/fg158251.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Divisão de Comunicação Social da Assembleia Legislativa atende diferentes públicos, com o intuito de tornar as informações e ações do Legislativo Paulista acessíveis aos cidadãos. E dentre os serviços prestados está a monitoria de visitas de estudantes. Para se ter uma ideia, em 2013 o legislativo recebeu 41 escolas, num total de 2.111 alunos.

As visitas acontecem de terça, quarta e quinta, e duram em média uma hora e meia, obedecendo a um roteiro sempre iniciado às 14h, e recebem alunos do ensino fundamental (acima de 12 anos) e do médio, universitários que cursam Direito, grupos da 3° idade, grupos ligados a deputados, vereadores mirins e comitivas de estrangeiros. São recebidos grupos com o mínimo de 15 pessoas e, no máximo 50, nas visitas que devem ser agendadas pelo telefone 3052-2324.

Os visitantes são levados inicialmente para o Espaço V Centenário, onde ficam exposições temporárias. A seguir vão para o Hall Monumental, local em que são realizados eventos como coquetéis, jantares, exposições e velórios. E por fim, seguem para os plenários José Bonifácio, Tiradentes ou Dom Pedro I, onde assistem parte das reuniões das comissões e conhecem o espaço físico. Também acompanham a sessão no Plenário Juscelino Kubitschek.

Caso o deputado que solicitou a visita queira falar com os alunos, eles são encaminhados ao espaço reservado pelo gabinete, e se tratando dos estudantes do Curso de Direito, um procurador da Assembleia faz uma pequena palestra em espaço reservado.

A Divisão de Comunicação Social também é responsável pela disponibilização da agenda da Assembleia, informar sobre as autoridades públicas, dar suporte as audiências públicas, organizar eventos e a produzir materiais de divulgação como banners e faixas e suporte institucional.

O Na Faixa, também é mantido pela divisão e funciona há seis anos, somando 268 edições. O projeto faz a divulgação da programação cultural gratuita da cidade, e é enviado via email semanalmente para as pessoas cadastradas.

Em 2013 a Divisão produziu 455 m² de faixas e banners, 3 m² de vinis autoadesivos, 2,2 mil canetas, 2,5mil pastas, 3 mil sacolas, 4,5 mil mochilas, 9 mil folders institucionais, 1,5 mil livrinhos com telefones, 4 mil bloquinhos de rascunho e 3,5 mil revistas Parlamento Paulista.

alesp