IPEAPT solicita plano de turismo regional


31/01/2014 10:05 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

Edmir em reunião no Planeta Terra, em Itapeva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2014/fg158255.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Instituto de Pesquisa e Educação Ambiental Planeta Terra (IPEAPT) de Itapeva solicitou a Edmir Chedid (DEM) apoio para a criação do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Regional. A medida deverá ser executada em parceria com prefeituras e entidades de proteção ambiental de Itaberá, Itaí, Itararé, Nova Campina e Taquarivaí.

A justificativa está fundamentada no potencial do ecoturismo, que agrega parques rupestres e cânions, além de cachoeiras e trilhas. "É preciso conhecer para preservar este patrimônio que temos na microrregião. Por isso, acreditamos que a criação deste plano seja essencial para a região", disse Paulo Roberto de Oliveira, representante do instituto.

A microrregião, formada por paisagens da mata atlântica e do cerrado, atrai turistas de todo o país que buscam por aventuras em cânions com formações rochosas, pelas inscrições rupestres e pelos riachos. "O contato com a natureza poderá ser o tema deste plano que deverá ser elaborado por gestores públicos e pela sociedade civil organizada", disse Edmir.

O parlamentar explicou ainda que será possível incluir programas do Instituto no Fundo dos Interesses Difusos (FID), da Secretaria da Justiça, instituído para ressarcir danos ao meio ambiente. "Na próxima semana daremos início à análise das ações realizadas em Itapeva para enviar à secretaria. Também daremos apoio à criação do plano estratégico", concluiu.

echedid@al.sp.gov.br

alesp