Moção contra a crise no setor sucroenergético


13/02/2014 18:00 | Da assessoria do deputado Itamar Borges

Compartilhar:

Itamar Borges<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2014/fg158600.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Itamar Borges (PMDB), presidente da Comissão de Atividades Econômicas, apresentou moção à presidente da República e ao Ministério de Minas e Energia para elaboração de estudos e adoção de providências urgentes a fim de solucionar a crise enfrentada no setor sucroenergético.

Desde 2008 o setor vem enfrentando uma grande crise financeira de ordem mundial, o que o já ocasionou o fechamento de usinas. Além disso, a perda de produtividade agrícola e as condições climáticas desfavoráveis contribuem para o aumento do custo.

Para Itamar Borges, esta é uma situação lamentável pela qual o setor sucroenergético vem passando. "O Brasil é o maior produtor de cana e de etanol do mundo, portanto, necessitamos de uma ação política urgente a fim de evitar prejuízos na economia do país e também no fechamento de usinas como vem sendo anunciado por grandes empresas deste meio", destacou o parlamentar.

O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, responsável por 490 milhões de toneladas por ano. Cerca de 90% da produção brasileira de cana é colhida na região centro-sul, principalmente no Estado de São Paulo, produtor de 60%.

A dois meses do início da safra, usinas de açúcar e álcool estão endividadas e sem perspectivas de expansão. Com a crise em curso, os empresários não estão investindo na construção de novas usinas de etanol.

itamarborges@al.sp.gov.br

alesp