Comissão da Verdade retomará audiências públicas no próximo dia 24/2


17/02/2014 19:19 | Da Redação

Compartilhar:


A Comissão da Verdade do Estado de São Paulo Rubens Paiva, presidida pelo deputado Adriano Diogo (PT), retomará suas audiências públicas na próxima segunda-feira, 24/2, com prosseguimento da oitiva de testemunhos sobre mortos e desaparecidos.

Nesse dia e na terça-feira, 25/2, em reuniões que ocorrerão das 10 às 18 horas, no auditório Teotônio Vilela, da Assembleia Legislativa, serão abordados, em reunião conjunta com a Comissão Nacional da Verdade, o caso de oito militantes da militantes da Ação Libertadora Nacional (ALN) assassinados: Arnaldo Cardoso Rocha, Iuri Xavier Pereira, Alex de Paula Xavier Pereira, Gelson Reicher, Ana Maria Nacinovic Corrêa, Marcos Nonato da Fonseca, Francisco Emanuel Penteado e Francisco Seiko Okama.

Estão previstas as participações de Iara Xavier, da Comissão de Familiares dos Mortos e Desaparecidos Políticos, e de Maria Rita Kehl e José Carlos Dias, ambos da Comissão Nacional da Verdade.

A Comissão

Instalada no dia 28/2/2012, a Comissão da Verdade do Estado de São Paulo, em colaboração com a Comissão Nacional da Verdade, apura graves violações dos direitos humanos ocorridas no Estado de São Paulo ou praticadas por agentes públicos estaduais, durante o regime militar, entre o período de 1964 e 1982.

Seus trabalhos foram abertos em 1º/3, em sessão solene na Assembleia Legislativa, quando foi exibido um programa especial sobre a vida e o desaparecimento, em 1971, do deputado Rubens Paiva, que nomeia a comissão, com a presença de seus familiares.

Todas as atividades realizadas na Assembleia Legislativa de São Paulo são públicas e têm transmissão ao vivo pela internet. Acesse o link www.al.sp.gov.br/noticias/tv-alesp/assista e escolha no box o auditório onde ela está sendo realizada.

Até dezembro de 2013, foram realizadas 108 audiências públicas e ouvidas quase 500 testemunhas. A Comissão da Verdade tem como prazo final de funcionamento o dia 15/3/2015, prazo que poderá ser prorrogado até a extinção da Comissão Nacional da Verdade. Ao final, deverá ser apresentado relatório contendo as atividades realizadas, os fatos examinados, conclusões e recomendações.

São ainda membros da comissão os deputados André Soares (DEM), que é o relator, Marcos Zerbini (PSDB), Ed Thomas (PSB) e Dr. Ulysses (PV). São suplentes João Paulo Rillo (PT), Mauro Bragato (PSDB), Estevam Galvão(DEM), Orlando Bolçone (PSB) e Regina Gonçalves (PV).

alesp