ILP abre inscrições para cinco novos cursos


14/02/2014 17:17 | Do ILP - Danielle Amaral e Luciana Sodré

Compartilhar:

Entrada do Instituto Legislativo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2014/fg158639.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Outro ângulo da fachada<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2014/fg158640.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> ILP promove curso gratuito<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2014/fg158641.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sala de aula do instituto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2014/fg158642.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maurílio Maldonado durante aula no ILP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2014/fg158643.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Takahashi em curso sobre cerimonial promovido pelo ILP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2014/fg158644.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Instituto do Legislativo Paulista (ILP), centro multidisciplinar de estudos, capacitação e políticas públicas, começa o ano de 2014 com uma ampla e diversificada grade de cursos gratuitos e abertos ao público em geral.

Com o intuito de proporcionar à sociedade uma forma de inclusão em conceitos antes relacionados apenas ao âmbito parlamentar, o ILP disponibiliza para este semestre mais de dez cursos, alguns já disponíveis para inscrição e outros que estão sendo montados e certificados pelo próprio instituto. Todas as aulas são ministrados por profissionais respeitados em suas respectivas áreas.

Para iniciar no mês de março e já com inscrições abertas, têm-se os seguintes cursos:

Orçamento público

Com inscrições abertas até o dia 26/2, o curso Introdução ao Orçamento Público é voltado a esclarecer o que é, para que serve e como é elaborado e executado o Orçamento público; o curso será ministrado às segundas -feiras entre os dias 10 e 31/3, das 10h às 12h, com carga horária de 8 horas.

Processo legislativo

O ciclo básico sobre processo legislativo também tem inscrições abertas até o dia 26/2. Dirigido aos assessores parlamentares e servidores públicos em geral, as aulas apresentam temas como organização do estado, processo legislativo e democracia representativa, comissões, fase de instrução do processo legislativo, Plenário e positivação; fase de complementação do Legislativo, e Sistema do Processo Legislativo. Além de ser uma fase introdutória ao tema, o curso será pré-requisito para a inscrição no curso Proposições e Processos Legislativos Especiais, a ser oferecido ainda neste semestre pelo ILP.

As aulas acontecem às segundas-feiras entre os dias 10/3 e 7/4, das 17h30 às 19h30, com carga horária de 10 horas. Cada aula é ministrada por um especialista do tema a ser abordado.

Francês instrumental

Com o objetivo de desenvolver as habilidades de leitura de textos técnicos/acadêmicos, proporcionar noções gramaticais e lexicais e desenvolver estratégias de leitura rápida de textos em língua francesa, as aulas, voltadas aos interessados em prestar teste de proficiência para pós-graduação, serão ministradas pela professora Mariana Estevam, entre os dias 12/3 e 11/6, das 10h30 às 13h. As inscrições vão até o dia 10/3.

Identidades guetos e comunidades

O curso apresentará conceitos sobre exclusão e inclusão social, identidade, comunidade, gueto, sociedade e hipermodernidade, por meio de atividades práticas, análise e discussão de estudos dos produtos midiáticos relacionados ao tema. Quem ministrará as aulas, que acontecerão às quartas-feiras, entre os dias 12/3 e 9/6, das 19h às 21h30, será a professora Mônica do Amaral Brito Arouca. As inscrições terminam no dia 10/3.

Compras públicas sustentáveis

Entendendo que a responsabilidade do gestor público encarregado de definir quais são os produtos necessários à administração pública tem extrema importância, o curso levanta a questão do desenvolvimento sustentável nessa área, levando-se em consideração não só o custo final dos produtos e serviços, como também o seu impacto na sociedade e meio ambiente.

As aulas têm como professores coordenadores Celso Mitsuhiro Matsumoto e Thais Prado Horta, que ministrarão aula todas as sextas-feiras entre os dias 14/3 e 4/6, das 14h ás 18h, completando carga horária de 16 horas.

Mais cursos

Ainda sem data prevista para o início das inscrições, o ILP completa sua grade de 2014 com os seguintes cursos: Direito Eleitoral; Hierarquização de Decisões Estratégicas do Gabinete do Dirigente Público; Direitos Humanos das Mulheres; Posições e Processos Legislativos Especiais; Cerimonial Público; Planejamento estratégico de Campanhas Eleitorais; e Omissões Legislativas.

Todos os cursos acontecem na sala de aula do ILP, localizada na avenida Sargento Mario Kozel Filho, sem número, em prédio anexo ao Palácio 9 de Julho.

Mais informações podem ser obtidas no Portal da Assembleia (www.al.sp.gov.br), clicando-se no link A Assembleia, e depois no Instituto do Legislativo.

alesp