Parlamentar elogia Estado por IDH


20/02/2014 14:00 | Da assessoria do deputado Roberto Massafera

Compartilhar:

Massafera: São Paulo é o melhor IDH<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2014/fg158776.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Roberto Massafera (PSDB) elogiou as políticas sociais e desenvolvimentistas implantadas pelo governador Geraldo Alckmin, em São Paulo, e que fazem do Estado o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país.

O Estado brasileiro com melhor IDH é São Paulo, com 0,783 em uma escala de 0 a 1. Entre as cem melhores cidades brasileiras, 55 são paulistas. Figuram entre elas Araraquara, 14ª colocada do ranking nacional com IDH 0,862; e São Carlos, 28ª no ranking e IDH 0,805. O maior IDH do país pertence a São Caetano do Sul (0,862), seguida por Águas de São Pedro (0,854).

"Esses resultados refletem a capacidade administrativa e a eficiência do governo Geraldo Alckmin, não apenas em promover o desenvolvimento econômico, mas também em garantir qualidade de vida para todos os paulistas principalmente em questões como saúde e Educação", comentou Massafera.

Os dados são do Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil 2013, divulgado na última semana e confeccionado pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e Fundação João Pinheiro.

Os principais critérios de avaliação do IDH são a qualidade da educação, da saúde e a renda per capita. São analisados ainda indicadores como população e habitação. Em todos os casos, o governo do Estado de São Paulo mantém programas que impactam positivamente na classificação dos municípios.

rmassafera@al.sp.gov.br

alesp