Dia de Combate e Prevenção ao Câncer do Colo do Útero


20/02/2014 17:09 | Da assessoria da deputada Ana Perugini

Compartilhar:

Ana Perugini, Ana Kalyne e Márcia Terra Cardial<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2014/fg158777.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Projeto de Ana Perugini (PT) foi transformado na Lei 15.098, de 2013, que instituiu o 11 de março como o Dia Estadual de Combate e Prevenção ao Câncer do Colo do Útero, foi debatido, no dia 18/2, no programa Em Discussão, gravado na TV Alesp. Com a apresentação da jornalista Ana Kalyne, o programa reuniu a deputada e Márcia Terra Cardial, diretora da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo. "Nosso propósito é consolidar a cultura da prevenção no Brasil", enfatizou a deputada, que, no Estado, é coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres.

A deputada é também autora do PL 708/2007, que autoriza o governador a promover a vacinação contra o HPV, de combate ao câncer do colo do útero, na rede pública. Este projeto, que tem pareceres favoráveis das comissões da Assembleia, ainda não foi à votação.

"Quero parabenizar a deputada Ana pela iniciativa de colocar esse tema tão relevante para saúde pública em evidência no Estado e no país. Quanto à vacina, que começa a ser implementada por decisão do governo federal, a partir de 10/3, faço questão de salientar, que é segura e eficaz. Portanto, deve ser autorizada pelos pais, porque estaremos protegendo nossos filhos", argumentou a doutora Márcia.

aperugini@al.sp.gov.br

alesp