Carreta do Hospital do Câncer visita Socorro e Pedra Bela


24/02/2014 19:13 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

Autoridades da região e profissionais de saúde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2014/fg158873.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Cento e vinte exames para diagnosticar o câncer ainda em estágio inicial e nove cirurgias de baixa complexidade foram realizados na terça-feira, 11/2, em Socorro, durante a passagem da carreta do Hospital do Câncer de Barretos. A iniciativa tem por objetivo promover a conscientização preventiva sobre três tipos da doença (próstata, de pele e de colo de útero). A ação se estendeu das 8h às 17h no Ginásio de Esportes Nego Bonetti.

No dia 12/2, a carreta também esteve em Pedra Bela. Na unidade, os pacientes são submetidos a exames de colo de útero, próstata e pele. O resultado é encaminhado em 30 dias. É a quinta vez que a carreta visita o município. "Os casos mais graves são encaminhados para tratamento, sem custos, em Barretos", disse o coordenador do programa há 12 anos em Socorro, João Pinhoni.

A carreta conta com médico oncologista, enfermeiras e técnicos de enfermagem. A triagem ocorre nos postos municipais de saúde. "Quando a carreta chega, os atendimentos no município já estão agendados", acrescentou Pinhoni.

A ação contou com o apoio da prefeitura e da Associação São Peregrino, que oferece apoio ao paciente com câncer. "Só temos a agradecer o apoio, especialmente ao deputado Edmir Chedid (DEM) que nos ajuda a abrir portas para esse projeto que salva vidas", concluiu Pinhoni. Desde 2004, início do programa, 25,5 mil homens foram submetidos a exames de próstata. Pelo menos 75% dos diagnósticos ocorreram ainda em estágio inicial.

echedid@al.sp.gov.br

alesp