Palestras sobre o Metrô ABC


28/02/2014 13:55 | Da assessoria do deputado Orlando Morando

Compartilhar:

Orlando Morando (ao microfone) no Rotary de São Caetano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2014/fg159123.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Orlando Morando (PSDB) deu início a realização de uma série de palestras para explicar o projeto da Linha 18-Bronze do Metrô, que passará por Santo André, São Bernardo e São Caetano. A primeira exposição foi feita na noite de 26/2, no Rotary de São Caetano, no bairro Santa Paula.

"A população tem muitas dúvidas sobre a chegada do Metrô na região e esse trabalho de conscientização será importante para os munícipes entenderem o tamanho da intervenção. "Quero mostrar o que será a Linha 18-Bronze, como vai funcionar, e qual será o impacto em torno da construção. Existem muitas questões de desapropriações e especulações imobiliárias que podem ser feitas a partir da obra", comentou Orlando Morando.

A Linha 18 terá 14,9 km de extensão operacional de um total de 15,7 km, atendendo os municípios de São Paulo, São Caetano do Sul, Santo André e São Bernardo do Campo. Terá 13 estações: Tamanduateí, Goiás, Espaço Cerâmica, Estrada das Lágrimas, Praça Regina Matiello, Instituto Mauá, Afonsina, Fundação Santo André, Winston Churchill, Senador Vergueiro, Baeta Neves, Paço Municipal (São Bernardo) e Djalma Dutra.

Orlando Morando explica que os trens do sistema monotrilho funcionam com energia elétrica e se movimentam com pneus, o que torna a operação silenciosa e ambientalmente sustentável. Suas composições correm sobre vigas de concreto ou metal, com a mesma velocidade de Metrô. Além de a obra de monotrilho ter custos menores, sua construção é mais rápida do que a do metrô convencional. Os trens terão ar condicionado; sinalização inteligente, que permite maior aproximação entre os trens mantendo alto nível de segurança, e câmeras internas no veículo.

omorando@al.sp.gov.br

alesp