Cogeração de gás natural é alternativa viável em São Paulo

Frente Parlamentar em Apoio à Exploração de Gás Natural promoveu fórum para debater o assunto
12/03/2014 20:46 | Flash da Redação: Keiko Bailone Fotos: Márcia Yamamoto

Compartilhar:

Francisco José Araujo, José Anibal, Orlando Morando; Sérgio Luiz da Silva e Carlos Eduardo  de  Freitas Bréscia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2014/fg159336.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Anibal, Orlando Morando; Sérgio Luiz da Silva e Carlos Eduardo de Freitas Bréscia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2014/fg159346.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2014/fg159347.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Anibal, secretário estadual de Energia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2014/fg159348.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Representantes do setor energético participaram do fórum <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2014/fg159349.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Orlando Morando, presidente da Frente Parlamentar em Apoio à Exploração de Gás Natural<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2014/fg159350.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Frente Parlamentar em Apoio à Exploração de Gás Natural <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2014/fg159351.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evento desta quarta-feira, 12/3 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2014/fg159352.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A oferta de gás natural não é problema. Existe uma infraestrutura de mais de 10 mil quilômetros em São Paulo, resumiu Sérgio Luiz da Silva, diretor de Marketing, Planejamento e Suprimento de Gás da Comgás. Ele defendeu a ideia de a cogeração se inserir no Estado paulista, "rico de gás", durante fórum promovido nesta quarta-feira, dia 12/3, pela Frente Parlamentar em Apoio à Exploração de Gás Natural, presidida pelo deputado Orlando Morando (PSDB).

Em consonância com o palestrante, o secretário estadual de Energia, José Aníbal, presente ao fórum, lembrou que sempre estimulou a cogeração, desde que assumiu a pasta há três anos, e anunciou a expectativa de redução no preço para a cogeração de gás natural, "pois isso impactaria a produtividade e a competitividade".

O diretor da Comgás (Companhia de Gás) começou sua palestra, mostrando que São Paulo importa boa parte de sua demanda energética e a cogeração de gás natural pode ser inserida para minimizar essa dependência. Uma das alternativas, disse Sérgio Silva, podem ser as políticas de incentivo como redução de tributos " ICMS ou IPTU " para as empresas que optarem pela cogeração.

"O gás não pode e nem tem pretensão de ser concorrente das outras fontes de energia e a cogeração é esse caminho", afirmou. Segundo ele, há pouco senso de empreendedorismo no Estado de São Paulo e é preciso difundir mais as vantagens da cogeração.

Sérgio Silva e os demais representantes do setor energético " Armando Laudório e Francisco José Araújo, da Gás Brasiliano; e Carlos Eduardo de Freitas Bréscia, diretor do Instituto Comgás, entre outros " destacaram a importância de a Frente Parlamentar estar à frente da causa da cogeração de gás natural "pois a vontade política é o que faz as coisas acontecerem".

O que é cogeração

A cogeração é o processo que permite a produção simultânea de energia elétrica, térmica (vapor e água quente), a partir de uma única fonte de combustível " o gás natural. A cogeração possibilita melhor aproveitamento do gás, com mais eficiência e custos atrativos para o usuário.

Pela cogeração, o usuário é próprio fornecedor de energia, evitando o risco de oscilações de carga na rede, principalmente nos chamados horários de pico. O produtor pode inclusive vender a energia excedente às distribuidoras.

A cogeração com gás natural é normalmente utilizada na substituição de combustíveis mais poluentes. Os benefícios para o meio ambiente não param por aí, pois, quando usada para refrigeração, a cogeração não utiliza o CFC (cloro-fluor-carbono), um dos gases mais danosos à camada de ozônio.

A Comgás atua no mercado de cogeração, identificando as necessidades energéticas dos clientes e indicando parceiros habilitados para supri-las. Na prática, a empresa utiliza sua experiência e conhecimento do mercado de gás natural através de sua equipe de consultores para identificar oportunidades de melhoria na gestão energética das empresas, usando o gás natural. A Comgás distribui o gás vindo da Bacia de Campos, Bacia de Santos e da Bolívia.

alesp