Morungaba integrará Região Metropolitana de Campinas


17/03/2014 17:30 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

Cláudia Rossi, Chedid e José Roberto Zem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2014/fg159473.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O governador Geraldo Alckmin sancionou o projeto de lei que inclui Morungaba na Região Metropolitana de Campinas (RMC), em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, com a participação do 2º secretário do Poder Legislativo, Edmir Chedid (DEM), do prefeito e da vice-prefeita, José Roberto Zem e Cláudia Rossi, e de vereadores.

Com a inclusão de Morungaba, a RMC passou a contar com 20 municípios e 3 milhões de habitantes, que juntos representam 1,8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e 11,4% do estadual. "A RMC ganha por receber um município com características turísticas e Morungaba por integrar a mais bem-sucedida e desenvolvida região de São Paulo e do país", disse o governador, que também agradeceu o empenho do deputado Edmir Chedid.

A inclusão do município foi fundamentada em relatório elaborado a partir de estudos técnicos e jurídicos que examinaram as características de Morungaba sob os aspectos do sistema urbano, socioeconômico e ambiental. "O estudo comprovou que o município mantém relação de âmbito socioeconômico mais intenso com Campinas", disse Edmir Chedid.

A partir da inclusão à RMC, Morungaba receberá recursos financeiros do Fundocamp para a implantação de projetos metropolitanos gerenciados pela Agemcamp, como o Sistema Metropolitano de Videomonitoramento, Re-Virada, Academias ao Ar Livre, e Estação de Trabalho para Defesa Civil.

echedid@al.sp.gov.br

alesp