Derrubada do veto ao PL do uso racional de água


18/03/2014 16:29 | Da assessoria do deputado Luiz Carlos Gondim

Compartilhar:

Deputado Gondim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2014/fg159523.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Luiz Carlos Gondim, líder do Solidariedade, pediu no Colégio e Líderes para derrubar o veto ao Projeto de lei 1.086/2003, que coíbe o uso não racionalizado de água potável, em escala residencial, comercial e industrial.

O projeto foi aprovado, no dia 9/4/2008, e vetado pelo governador, no dia 20/5/2008. Com o veto, o texto voltou para Assembleia Legislativa e está pronto ter o veto derrubado.

"Solicitei ao presidente da Casa que o veto seja pautado o quanto antes. Estamos vivendo uma crise no abastecimento de água devido à falta de chuvas e, se não tomarmos uma iniciativa de coibir o desperdício, poderemos sofrer um verdadeiro colapso", argumentou o parlamentar.

Pelo projeto, o governo deveria divulgar informações a respeito de desperdício de água, bem como fiscalizar e aplicar multas a quem fosse pego utilizando água de modo não racionalizado, como em lavagem de calçadas, ruas, veículos, rega de jardins e gramados com o emprego de mangueira e máquinas de pressão a jato.

Segundo a justificativa do PL, esta medida visa à redução do consumo de água, a fim de evitar o desabastecimento. Em 10 minutos gasta-se 186 litros de água nesses procedimentos.

lcgondim@al.sp.gov.br

alesp