Olímpia necessita de triturador de galhos e troncos


20/03/2014 19:47 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

Triturador é essencial para manutenção de parques<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2014/fg159708.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Secretaria da Agricultura e Abastecimento confirmou, no dia 11/3, que fará a partir desta semana a análise da solicitação do 2º secretário do Poder Legislativo, deputado Edmir Chedid (DEM), para a compra e doação de um triturador de galhos, troncos e resíduos orgânicos à prefeitura de Olímpia (Região Administrativa de Barretos).

A aquisição deste equipamento, desenvolvido para picar e triturar troncos e galhos de podas em áreas, foi considerada essencial às atividades da administração pública municipal. "A prefeitura nos enviou um documento confirmando a importância e a utilidade do triturador também para a manutenção de parques e jardins", declarou Chedid.

O parlamentar explicou que os resíduos das podas urbanas originadas da arborização municipal, de condomínios e vias públicas são tratados como resíduos sólidos e merecem destaque para a reciclagem e reutilização correta com o uso de picadores para produção de cavacos e compostagem. "A picagem ou trituração favorece a produção de composto orgânico", disse.

Além da produção de composto orgânico, a técnica da compostagem da poda urbana pode ser usada como combustível para geração de vapor e calor em fornalhas. "O cavaco resultante da operação do picador é um combustível que possui alto teor de umidade e seu uso é recomendado misturado a outros tipos de madeiras secas, para melhorar a qualidade do combustível", concluiu.

echedid@al.sp.gov.br

alesp