Piscicultores pedem apoio para a atividade ao governo do Estado


21/03/2014 17:44 | Da assessoria do deputado Carlão Pignatari

Compartilhar:

Pscicultores, Alckmin e Pignatari<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2014/fg159766.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Carlão Pignatari (PSDB) e os proprietários de criatórios de alevinos e de peixes do Estado de São Paulo estiveram em audiência com o secretário estadual de Planejamento, Júlio Semeghini, para pedir apoio para a regularização das licenças ambientais para a piscicultura paulista. A audiência aconteceu no dia 19/3. Participaram da reunião a secretária-adjunta de Planejamento, Cibele Franzese; o piscicultor Emerson Esteves, presidente da Câmara Setorial de Pescado, e o diretor Martinho Colpani Filho; a bióloga Marilza Fernandes; o engenheiro da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Fernando Jesus Carmo; o piscicultor Ivo Guiotti; o advogado da Câmara Setorial de Pescado, Saulo Torteli; o assessor do deputado Mauro Bragato, Oscar Gozzi, e o assessor do presidente Samuel Moreira, Ubirajara Guimarães.

Emerson explicou a Semeghini que está sendo elaborado um decreto em conjunto com os órgãos responsáveis pela atividade em busca de soluções cabíveis para a regulamentação do licenciamento ambiental para continuar produzindo alevinos e peixes para os frigoríficos de filé de tilápia.

"É uma situação que está preocupando dezenas de produtores na região de Santa Fé do Sul, bem como de todo o Estado. Os piscicultores se encontram hoje com dificuldade na regularização de seus empreendimentos, por questões burocráticas. A atividade é conduzida de forma ambientalmente correta, uma vez que a qualidade da água é fator importante para a obtenção de uma boa produtividade", explicou o presidente da Câmara Setorial de Pescado.

O piscicultor acrescentou que a nova instrução normativa para se readequar e regularizar a criação de peixes é bastante exigente e que assim fica difícil o trabalho dos piscicultores. De acordo com ele, a região gera em torno de mil empregos diretos, nos criatórios e filetadeiras.

O secretário disse que o governo está preocupado em resolver esta situação de maneira que não prejudique a atividade, pois gera muito desenvolvimento para a região. "Vamos aguardar o decreto que está sendo elaborado e discutir com os responsáveis de cada órgão juntamente com o governador para que possamos chegar a um acordo", disse Semeghini.

"Vamos trabalhar para que tudo se resolva a contento, pois sabemos que o Estado gera de 30 mil a 40 mil empregos diretos na piscicultura e vamos atuar no sentido de que a legislação seja alterada em conjunto dos piscicultores e órgãos responsáveis. Assim, os produtores poderão trabalhar sem medo de terem seus negócios multados e, consequentemente, fechados pela fiscalização", destacou o deputado.

carlaopignatari@al.sp.gov.br

alesp