Deputada homenageia médica ginecologista


26/03/2014 16:35 | Da assessoria deputada Ana Perugini

Compartilhar:

Ana Perugini e Marcia Cardial<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2014/fg159839.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"Um exemplo de amor à profissão; uma pessoa com a vocação de servir, com coragem e justiça; parceira de uma luta que se transformou na maior conquista dos últimos tempos em benefício das mulheres paulistas e brasileiras". Este foi o relato de Ana Perugini (PT) ao apresentar a doutora Marcia Fuzaro Terra Cardial, homenageada em sessão solene na Assembleia Legislativa, no dia 24/3, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, oficialmente lembrado em 8 de março.

Ao lado da deputada, a doutora Marcia Cardial participou de vários encontros e audiências com a presença de especialistas da área da saúde, representantes de entidades e sindicatos, líderes comunitários e políticos, com o objetivo de levar conhecimento sobre a vacina contra o HPV, de combate ao câncer do colo do útero.

Pioneira na discussão sobre a importância da vacina, Perugini apresentou projeto de lei em 2007, primeiro ano de seu mandato, pedindo a vacinação sob responsabilidade do governo estadual. O objetivo é atender meninas de 9 a 26 anos de idade. Embora o governo paulista não tenha tomado atitude, no final de 2013, o governo federal decidiu levar a vacina a público. A primeira dose vem sendo dada às meninas de 11 a 13 anos, desde o dia 10/3. A segunda dose deverá ser ministrada após seis meses, e a terceira, após cinco anos.

aperugini@al.sp.gov.br

alesp