Palestra sobre segurança no Rotary Lapa


27/03/2014 18:25 | Da assessoria do Deputado Major Olimpio

Compartilhar:

Major Olimpio e Celso Giosa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2014/fg159998.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Major Olimpio (PDT) proferiu uma palestra sobre segurança pública no Rotary Lapa. O parlamentar, em sua explanação, disse que a segurança é a grande preocupação da população, deixando em segundo plano o desemprego, a saúde e a educação.

"A segurança difere das demais áreas exatamente por exigir o envolvimento de toda a sociedade no seu enfrentamento" afirmou. Ele explicou que a sociedade consegue compensar a incompetência pública na gestão da educação e saúde se sacrificando e procurando estabelecimentos de ensino e saúde particulares cujos preços, muitas vezes, comprometem todo o orçamento familiar. Com a segurança isso não é possível, já que no dia a dia, as pessoas circulam e não há como deixarem de ser vulneráveis. O sistema privado de segurança não supre essa condição.

Olimpio falou do problema da "subnotificação", que é o que acontece quando os cidadãos, cansados do mau atendimento nas delegacias e desacreditando o cumprimento da lei, deixam de registrar ocorrências. Com isso, as estatísticas mostram uma diminuição no índice de criminalidade, que não corresponde com a realidade. "Para cada quatro ocorrências, é feito apenas um registro, isso tem que mudar. A população deve fazer os registros e cobrar investigação e esclarecimento dos crimes."

Na ocasião, o presidente do Rotary Lapa, Celso Fernando Gioia, entregou um ofício solicitando que o 4º Batalhão de Polícia Militar, com atuação no bairro, passe a denominar-se 4º BPMM cel. PM Luiz Nakaharata. Falecido em 2013, ele foi comandante do batalhão por mais de dez anos. O parlamentar elogiou a iniciativa e a personalidade do cel. Nakaharata.

molimpio@al.sp.gov.br

alesp