Assembleia sedia IV edição do seminário Esporte, Atividade Física e Saúde


04/04/2014 18:40 | Da assessoria da 1ª Secretaria

Compartilhar:

Programação do IVº Seminário Esporte, Atividade Física e Saúde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2014/fg160064.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Programação do IVº Seminário Esporte, Atividade Física e Saúde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2014/fg160065.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nos dias 7, 8, 9 e 10 de abril de 2014 será realizado o IV seminário Esporte, Atividade Física e Saúde, evento que se tornou oficial no Parlamento paulista por iniciativa do 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Enio Tatto (PT). O encontro, a ser realizado pela Mesa Diretora da Alesp e pela Comissão de Assuntos Desportivos, com apoio da Liderança do PT, ocorrerá das 9h às 18h, com abertura no plenário Juscelino Kubitschek e debates no auditório Franco Montoro.

Enio Tatto foi o autor da Resolução nº 822/2012, a qual prevê que o evento obedeça ao formato de apresentação de palestras e trabalhos acadêmicos e que tenha os textos referentes às apresentações publicados pela Assembleia Legislativa e distribuídos aos participantes e bibliotecas de instituições de ensino superior.

"A gente pode viver sem esporte, mas se praticarmos esporte, de forma disciplinada, vamos viver mais e melhor. O seminário, ao abordar temas importantes com especialistas de renome, fornece aos participantes subsídios para que eles multipliquem os conhecimentos em seus locais de origem", observa o deputado.

Neste ano serão abordados, entre outros, temas relativos ao legado dos grandes eventos esportivos, Copa do Mundo e políticas públicas para o esporte, atividade física e lazer e suas relações com a saúde da população. Haverá, ainda, apresentação de pesquisas e estudos recentes sobre genômica para ciência do esporte, ozonioterapia " os avanços na manutenção da saúde e saúde única " One Health.

Estão na pauta também deste IV seminário, exposições das políticas governamentais para o esporte, debates e reflexões sobre a importância das atividades esportivas para o ser humano e palestra sobre o meio ambiente e as caminhadas no exercício da cidadania.

Serão palestrantes o médico Nabil Ghorayeb, Maria Paula Gonçalves da Silva (Magic Paula), deputado Edinho Silva, Reinaldo Pacheco, José Alberto Aguilar Cortez, Rodrigo Gonçalves Dias, José Maria Santarem, Maria Emília Gadelha Serra, Rogério de Almeida Freitas, Carolina Cruz Murta de Castro, Fábio Feldman, Cláudia Cezar, Cesar Jatene e José Roberto Gnecco.

"Durante quatro dias aprofundaremos os debates sobre esportes e saúde com a presença de políticos, técnicos, gestores públicos e interessados, o que vai nos levar a uma produção multidisciplinar sobre um assunto tão essencial para as nossas vidas", conclui Enio Tatto.

eniotatto@al.sp.gov.br

alesp