Campanha por instalação do Centro de Oncologia


03/04/2014 17:52 | Da assessoria do deputado Marcos Martins

Compartilhar:

 Marcos Martins (dir) <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160314.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No próximo dia 8/4, Dia Mundial de Combate ao Câncer, Marcos Martins (PT), ao lado da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (Abrea) e do grupo Oncovida, lança a campanha "Chega de Espera. Eu Quero Um Centro de Tratamento de Câncer em Osasco, Já!".

A campanha visa reforçar a luta pela instalação imediata do centro para tratamento do câncer na cidade. A unidade foi prometida pelo governo do Estado para ser inaugurada em 2013, mas até momento nada aconteceu. O prédio que vai abrigar a unidade, na Vila Yara (avenida Benedito Américo de Oliveira), foi declarado de utilidade pública em novembro de 2013, mas permanece fechado, sem equipamentos e sem qualquer sinal de que vá iniciar seus serviços para a população.

"Desde 2009 estamos nessa batalha. A angústia e o sofrimento de quem faz quimioterapia ou radioterapia é muito grande e, para quem mora em nossa região, é maior ainda, pois precisam ir a São Paulo e percorrer longas distâncias para realizarem o tratamento. Uma injustiça com quem já vive em um momento tão delicado e que precisa de muito apoio", disse e completou: "Esperamos agora ver uma união de esforços e mobilização de todos em prol dos pacientes oncológicos."

O lançamento da campanha será realizado na próxima terça-feira, 8/4, no espaço em frente à estação Osasco da CPTM.

"A campanha pretende mobilizar a população para exigirmos do governo de São Paulo a implantação do centro. Entregamos um abaixo assinado com mais de 50 mil assinaturas e o governo se comprometeu publicamente em atender ao pedido. Só que até agora o prédio está vazio e sem sinal de que vá funcionar algo no local a curto prazo", justificou Eliezer de Souza, presidente da Abrea.

A campanha esclarecerá a população sobre a necessidade de engajamento na luta pelo centro e também conscientizará sobre como se proteger da doença. Além disso, a ação também vai movimentar as redes sociais com a hashtag #ChegaDeEspera.

mmartins@al.sp.gov.br

alesp