Audiência em Campinas para discutir a escassez de água


03/04/2014 18:03 | Da assessoria da deputada Ana Perugini

Compartilhar:

Período atípico de seca afeta Sistema Cantareira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160274.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ana Perugini (PT) sugeriu, por meio de ofíco ao presidente da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais, Roberto Morais (PPS), que autoridades e especialistas discutam a crise do abastecimento de água e do Sistema Cantareira, a fim de encontrar alternativas para o problema na Região Metropolitana de Campinas. A deputada é coordenadora da Frente Parlamentar de Acompanhamento das Ações da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

A comissão seria a responsável em realizar o debate público que, além de apontar encaminhamentos para a crise atual, apresentaria possíveis ações para antecipar crises futuras no abastecimento da região.

No documento, Ana ressaltou o período atípico de seca, somado aos constantes recordes de calor, que vêm causando a maior estiagem dos últimos 50 anos e afetando a capacidade de armazenamento do Sistema Cantareira, segundo a Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí " PCJ. O Sistema Cantareira responde pelo abastecimento de 9 milhões de pessoas na Região Metropolitana de São Paulo e outros 5,5 milhões na Região Metropolitana de Campinas. A Sabesp é responsável pelo gerenciamento do Sistema.

aperugini@al.sp.gov.br

alesp