Associação de aposentados do Legislativo comemora uma década de existência


04/04/2014 17:23 | Da redação - Foto: Maurício Garcia

Compartilhar:

Edson Guilherme Haubert <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160361.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Antonio Carlos  Fernandes Lima Jr<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160362.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Antonio Tuccilio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160363.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gaspar Bissolotti Neto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160364.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Moreira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160365.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Major Olímpio preside sessão solene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160369.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Funcionários aposentados prestigiam solenidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160370.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Moreira, Gaspar Bissolotti Neto, Major Olímpio, Edson Guilherme Haubert e Antonio Carlos Fernandes Lima Jr<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160371.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Representantes de servidores aposentados prestigiam solenidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160372.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Para comemorar os dez anos da Associação dos Servidores Aposentados e Pensionistas da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Aspal), foi realizada nesta sexta-feira, 4/4, sessão solene, sob a presidência do deputado Major Olímpio (PDT).

O presidente da Aspal, Gaspar Bissolotti Neto lembrou a trajetória da entidade, formada com o apoio da Associação dos Funcionários da Assembleia Legislativa (Afalesp) e sob a inspiração da Apampesp, que congrega os professores aposentados paulistas.

"A Aspal luta principalmente pela melhoria da qualidade de vida de seus associados, o que inclui a paridade com os servidores da ativa", destacou Bissolotti, referindo-se especificamente à extensão aos aposentados da Gratificação Especial de Desempenho (GED).

Para ele, a aprovação em Brasília da Proposta de Emenda Constitucional 555, que extingue a contribuição previdenciária dos servidores aposentados, é a grande bandeira de luta. "Não se trata de uma contribuição. É, sim, um imposto, instituído para fortalecer o caixa dos governos", afirmou.

Bissolotti alertou para possíveis novas surpresas após as eleições deste ano. "Poderemos ser surpreendidos com uma nova reforma da Previdência, aumentando alíquotas e mexendo com as pensões. Precisamos estar alertas e mobilizados", concluiu.

Deputado federal pelo PTB de São Paulo, Arnaldo Faria de Sá propôs que os dez anos de existência da Aspal sejam marcados como um momento de protesto. "A integralidade e a paridade [dos vencimentos] são fundamentais", afirmou, apontando como mais uma frente de luta dos servidores as medidas que, segundo ele, protelam o pagamento de precatórios.

Representantes de diversas entidades participaram da homenagem à Aspal e endossaram propostas da associação. "A Aspal surgiu da necessidade de defender os direitos dos aposentados, discriminados pelas reformas da Previdência", reforçou Júlio Bonafonte, da Federação das Entidades dos Servidores Públicos do Estado de São Paulo (Fespesp). Antonio Tuccilio, presidente da Confederação Nacional dos Servidores Públicos (CNSP), também destacou a trajetória da Aspal e a participação da entidade nas campanhas salariais. Lembrou ainda a necessidade de união para a aprovação da PEC 555. "Somos o único país do mundo em que se paga uma segunda aposentadoria", observou.

Para Edison Guilherme Haubert, presidente do Movimento dos Servidores Aposentados e Pensionistas (Mosap), a Aspal soube construir, junto com os sindicatos, a luta pelos direitos dos servidores. "Felizmente as entidades estão se organizando para que os servidores públicos voltem a ocupar o lugar de destaque que sempre tivemos na sociedade", completou Antonio Carlos Fernandes Lima Júnior, presidente da Confederação dos Servidores do Poder Legislativo e dos Tribunais de Contas do Brasil.

A valorização dos servidores públicos também foi ressaltada pelo Major Olímpio. "Uma das minhas bandeiras é o resgate dos serviços e dos servidores públicos do Estado de São Paulo. Não teremos excelência na prestação de serviços se desconsiderarmos os recursos humanos", finalizou.

alesp