Seminário aborda exercícios para obesos

Virada Esportiva deverá incluir atividades para pessoas com deficiência física, informa secretário Celso Jatene
10/04/2014 20:13 | Da Redação Fotos: Mauricio de Souza

Compartilhar:

Cláudia Cezar, doutora em nutrição humana aplicada " USP e consultora do Instituto Perfil Esportivo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160674.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Celso Jatene, secretário de Esporte, Lazer e Recreação do Município de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160673.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Último dia do IV Seminário Esporte, Atividade Física e Saúde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160689.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cláudia Cezar, doutora em nutrição humana aplicada  USP e consultora do Instituto Perfil Esportivo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160690.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Secretário de Esporte, Lazer e Recreação do Município de São Paulo, Celso Jatene, apresentou o trabalho desenvolvido pela secretaria neste um ano de gestão.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160691.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cláudia Cezar, consultora do Instituto Perfil Esportivo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160692.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Secretário Celso Jatene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160693.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Último dia do IV Seminário Esporte, Atividade Física e Saúde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160694.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  IV Seminário Esporte, Atividade Física e Saúde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160695.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cláudia Cezar, doutora em nutrição humana aplicada<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160696.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Palestra de Cláudia Cezar, doutora em nutrição humana aplicada<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160697.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na primeira palestra do último dia do IV Seminário Esporte, Atividade Física e Saúde a professora Cláudia Cezar, doutora em nutrição humana aplicada " USP e consultora do Instituto Perfil Esportivo, apresentou o tema: A atividade física na prevenção e tratamento da obesidade infantil e adulta.

A professora Cláudia iniciou a palestra apresentando dados sobre o efeito do exercício no corpo humano e os aspectos fisiológicos e metabólicos sobre a prevenção e tratamento da obesidade.

Em pesquisa realizada com estudantes no Projeto AENE " Avaliação do Estado Nutricional dos Escolares constatou-se o aumento do número de estudantes obesos. Em 2005, 25% dos analisados apresentavam algum grau de obesidade. Em 2009 eram 42% e em 2012 este número atingiu a cifra de 53%.

Cláudia lembrou que o professor de educação física tem autorização para verificar o peso e estatura do aluno, índices que possibilitam verificar se há algum grau de obesidade. Caso constatado o professor deve encaminhar este estudante para exames mais específicos.

Ao entrar especificamente sobre o trabalho que deve ser desenvolvido com o obeso, a professora alertou para o baixo grau de adesão de quem esta acima do peso a uma rotina de exercícios. A dificuldade com o próprio corpo que sobrecarrega as estruturas óssea e muscular leva a limitações que devem ser consideradas pelo professor. "A pessoa sente dores, limitações e psicologicamente ela se acha incapaz, por isso é necessário que os objetivos sejam traçados dentro de avanços lentos e consistentes, evitando o abandono", afirmou Cláudia.

Ao concluir, a professora chama a atenção do profissional que precisa estar preparado para atuar tanto no nível físico como psicológico e estabelecer um treino que seja individualizado e estimulante a partir de pequenas conquistas, mas em progressão continuada.

Prefeitura paulistana

O secretário de Esporte, Lazer e Recreação do Município de São Paulo, Celso Jatene, apresentou o trabalho desenvolvido pela secretaria neste um ano de gestão.

Jatene afirmou que a secretaria fez um balanço de todos os programas desenvolvidos e iniciou a adequação e a implantação de novas atividades.

A Virada Esportiva que aconteceu em setembro de 2013 contou com mais de 2 mil atividades em 200 locais diferentes e para este ano a novidade será a realização da primeira Virada Paraesportiva, visando incluir no evento atividades diversas para pessoas com deficiência física.

A reforma nos centros esportivos municipais resultaram em mais de 450 intervenções em diferentes locais e no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa. A regularização dos Clubes da Comunidade também foi abordada pelo secretário como forma de interiorizar a atuação da secretaria e garantir a ampla participação das comunidades nas atividades realizadas.

A recuperação do Clube de Regatas do Tietê que agora passará a ser um centro esportivo gratuito para a comunidade está prevista para a metade do ano após reforma ampla do local.

Ainda foram mencionados os Jogos da Cidade, que serão ampliados e intensificados.

Corridas de rua

As corridas de rua são uma realidade na cidade de São Paulo, com mais de 140 edições ao longo de 2013. Alem de apoio institucional com gestões junto ao DSV e agendamento, a prefeitura irá regionalizar o Circuito Popular de Corridas de Rua, promovendo corridas em bairros em que ela normalmente não ocorre. A proposta, segundo o secretário, é levar estas corridas para bairros como Cidade Tiradentes, entre outros, em que será estimulada a participação do morador local, juntamente com atletas que sempre participam das provas.

A Caminhada da Família é outra iniciativa que será realizada este ano. Após a corrida as ruas isoladas estarão disponíveis para que as famílias possam fazer a caminhada pelo circuito em ritmo de passeio, como forma de estímulo a realização de exercício sem o viés competitivo.

Como metas de ação da prefeitura o secretário enfatizou a construção de cinco novos centros de iniciação esportiva. A instalação do primeiro Parque de Esportes Radicais do país. A documentação dos dois novos Centros Olímpicos " um na zona leste e outro na zona sul - também já foi protocolada junto ao Ministério do Esporte.

Ao finalizar, Jatene informou que a gestão do prefeito Haddad quer implantar 12 novos Centros de Educação Unificada (CEUs) agregados a oito novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para realizar uma integração entre saúde e esporte.

alesp