Presidente da Dersa presta contas de sua gestão e ouve reclamações de usuários de balsas

Laurence Lourenço ainda falou de obras como o Rodoanel Norte e o Polo Itaquera
15/04/2014 21:06 | Da Redação: Joel Melo Fotos: José A. Teixeira

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João Caramez e o diretor-presidente da Dersa, Laurence Casagrande Lourenço<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160874.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160875.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da  Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160876.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Transportes e Comunicações, presidida pelo deputado João Caramez (PSDB), ouviu nesta terça-feira, 15/4, o diretor-presidente da Dersa, Laurence Casagrande Lourenço, prestar contas de sua gestão à frente da empresa. Laurence Lourenço também respondeu aos representantes de Ilhabela, que compareceram para reclamar principalmente das condições do serviço das balsas que fazem a travessia entre aquele município e São Sebastião.

O presidente da Dersa fez uma explanação das obras sob sua responsabilidade, entre elas o Rodoanel Norte, a duplicação do trecho de planalto da rodovia dos Tamoios, e o Polo Itaquera, bem como daquelas que estão em vias de sair do papel, como o túnel Santos-Guarujá. Segundo Laurence Lourenço, as obras que já estão sendo executadas estão dentro do prazo. O Rodoanel Norte tem previsão de entrega para 2016, a Tamoios já foi entregue ao tráfego e as obras do Polo Itaquera - que servirão também para acesso ao estádio do Corinthians -, serão inauguradas no próximo dia 28/4. O túnel Santos-Guarujá deverá começar a ser construído em julho de 2014, com previsão de entrega para 2018.

Travessias

A segunda parte da explanação do diretor abordou o serviço de travessias de balsas sob a responsabilidade da Dersa. O assunto da travessia São Sebastião-Ilhabela ensejou a participação dos moradores de Ilhabela, que reclamaram bastante da qualidade do serviço.

Políticos, pessoas ligadas ao turismo, comerciantes e usuários das balsas deram depoimentos sobre a irregularidade nos horários, no tempo da travessia, no tempo do atracamento, no conforto dentro das balsas e nos terminais, entre outros problemas.

Solidários aos moradores, os deputados presentes intervieram cobrando da Dersa maior fiscalização, porque concluíram que o problema é operacional. Laurence Lourenço explicou que a Dersa tem um orçamento limitado e que algumas demandas dos moradores podem ser resolvidas com o fim da gratuidade para os pedestres. O diretor explicou que a falta de conforto dos passageiros nas balsas, poderia ser resolvida se o serviço de lanchas, ideal para o transporte de pessoas, voltasse a ser explorado, mas que isso não é tão simples porque o prestador de serviço teria de ser remunerado e passageiros de balsas não pagam pela travessia.

Lourenço falou que a morosidade na operação das balsas tem a ver também com a qualidade dos terminais de atracação, que serão modernizados. Quanto à reclamação de falta de respeito ao público, o diretor disse que existem vários canais em que o usuário pode fazer sua reclamação, via site, e-mail ou telefone, e que todos esses canais recebem atenção especial de pessoal capacitado para investigar e, se necessário, punir o funcionário.

A comissão, reconhecendo o bom trabalho que a Dersa vem realizando, ofereceu-se para apresentar emendas que possam capacitar a empresa a atender demandas com mais prontidão, como as dos moradores de Ilhabela.

Participaram da reunião os deputados Baleia Rossi (PMDB), Orlando Morando (PSDB), Gerson Bittencourt (PT), Antonio Mentor (PT), Aldo Demarchi (DEM), Roberto Morais (PPS), Rogério Nogueira (DEM), Luciano Batista (PTB) e Zico Prado (PT).

alesp