Verba para despoluir o rio Preto


23/04/2014 18:15 | Da assessoria do deputado Orlando Bolçone

Compartilhar:

Valdomiro Lopes e Bolçone<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg161018.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Orlando Bolçone (PSB) anunciou a liberação de R$ 3 milhões para projeto de despoluição e limpeza do rio Preto, que passa por 16 municípios da região Noroeste. Os recursos virão do FID (Fundo de Interesses Difusos) da Secretaria Estadual da Justiça. O fundo é formado por recursos provenientes de multas aplicadas por crimes ambientais.

O deputado, autor do projeto aprovado, explicou que outros R$ 300 mil necessários à execução dos trabalhos serão liberados pela prefeitura de São José do Rio Preto, que tem à frente Valdomiro Lopes. No fim do ano passado, durante vistoria no rio, constatou-se grande volume de lixo depositado em diversos trechos. "Eram restos de construção, roupas, pedaços de móveis, vidros, metais, plásticos, capacetes. Era possível caminhar sobre aquela montanha de lixo", disse o deputado, que discutiu com ONGs, órgãos ambientais, clubes de serviço e entidades a melhor maneira de fazer a limpeza do rio Preto.

"Foi um trabalho integrado que nos levou à elaboração deste projeto que foi aceito", disse. Ao lado do prefeito de São José do Rio Preto, Valdomiro Lopes, o deputado explicou que o convênio deve ser assinado até junho e os trabalhos devem durar, inicialmente, dez meses. "O rio é muito importante para várias cidades da região, como Onda Verde, Ipiguá, Nova Granada, Palestina, Pontes Gestal, entre outras e a despoluição terá um impacto extremamente positivo no meio ambiente, na qualidade de vida e no turismo regional.É uma grande conquista", disse o deputado.

orlandobolcone@al.sp.gov.br

alesp