Atenção para decisões estratégicas do saneamento


28/04/2014 17:56 | Da assessoria da deputada Ana Perugini

Compartilhar:

 Ana Perugini participa da manifestação em defesa do Sistema Cantareira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg161232.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Ana Perugini (PT) participou, no dia 25/4, da manifestação em defesa do Sistema Cantareira, realizada no quilômetro 100,8 da rodovia Juvenal Ponciano de Camargo (SP 036), entre os municípios de Piracaia e Joanópolis.

A deputada chamou a atenção para a importância das esferas governamentais participarem das decisões estratégicas em torno da política de saneamento que o Estado precisa adotar e do Sistema Cantareira, que abastece cerca de 9 milhões de pessoas na Região Metropolitana de São Paulo e 5 milhões na Região Metropolitana de Campinas.

"Quem vai ser abastecido com o lençol que temos em São Paulo, com o Sistema Cantareira, com o Aquífero Guarani? Quem decide isso é a política. Nós precisamos estar envolvidos nas decisões estratégicas da área de saneamento", ressaltou a deputada, ao destacar que essas decisões contribuem para o crescimento ou para o empobrecimento das regiões.

Ao defender a participação da classe política nas decisões sobre saneamento, a deputada lembrou a renovação da outorga do Sistema Cantareira em 2004. Naquela ocasião ficou acordado que, dentro de 30 meses, a Sabesp deveria apresentar um estudo mostrando a independência hídrica para a Região Metropolitana de São Paulo. "Isso não foi feito", afirmou.

aperugini@al.sp.gov.br

alesp