Apoio às reivindicações do setor produtor de etanol


28/04/2014 18:08 | Da assessoria do deputado Pedro Tobias

Compartilhar:

Tobias discursa durante manifestação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg161247.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Empresários e trabalhadores do setor sucroenergético fizeram uma manifestação, no dia 24/4, em Jaú, às margens da rodovia Leônidas Pacheco Ferreira (SP-304). O ato contou com a participação do deputado Pedro Tobias (PSDB). Organizado pela Associação dos Plantadores de Cana da Região de Jaú (Associcana), a manifestação teve como objetivo despertar no governo federal a necessidade de uma política voltada para o resgate da cadeia produtiva do etanol.

O setor vive um de seus piores momentos devido a uma série de circunstâncias desfavoráveis, algumas delas provocadas pelo governo federal, como, por exemplo, o controle do preço da gasolina, o que torna o etanol menos competitivo e desestimula investimentos no setor. Nos últimos seis anos, mais de 40 usinas foram desativadas em razão dos prejuízos. Como consequência, o setor registrou desemprego e os municípios, queda na arrecadação.

"Eu acho que o país está cometendo suicídio. O correto seria o governo estabelecer uma política para regulamentar a situação do setor sucroalcooleiro, o que só será feito por meio da pressão dos manifestantes. Por isso, eu apoio essa movimentação", disse Pedro Tobias diante de mais de 2 mil pessoas. Entre as reivindicações do setor está o retorno da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) para a gasolina e a compra de energia produzida pelo bagaço da cana.

ptobias@al.sp.gov.br

alesp