Osasco sedia primeira audiência pública do Orçamento 2015

Audiências Públicas Orçamento 2015 Osasco
29/04/2014 21:50 | Da Redação: Marisa Mello Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Antonio Toniolo, Andrea Capriotti, Osvaldo Vergínio e Marcos Martins <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg161310.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Andrea Capriotti fala na audiência pública<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg161311.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Osvaldo Vergínio <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg161312.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Antonio Toniolo, presidente da Câmara de Osasco<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg161313.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Professora Mazé <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg161300.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg161301.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vereador Miazaki <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg161322.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo, secretário <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg161323.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tarcisio Lira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg161325.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vereadores presentes <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg161326.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Instalação do Hospital do Câncer foi cobrada pelos presentes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg161327.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Instalação do Hospital do Câncer foi cobrada pelos presentes

Por iniciativa da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia, a Câmara de Osasco sediou nesta segunda-feira, 28/4, a primeira audiência pública para debater o Orçamento estadual 2015. O deputado Osvaldo Vergínio (PSD) abriu a reunião explicando que o principal objetivo deste debate é angariar sugestões populares para melhorias em Osasco e região, que possam ser implementadas pelo Estado, através do projeto orçamentário. Antonio Toniolo, presidente da Câmara de Osasco, e vereadores Andrea Capriotti e Aluisio Pinheiro completaram a mesa de trabalhos.

A exemplo das audiências feitas no ano anterior, uma urna foi instalada para que os participantes indicassem quais são os temas mais importantes para Osasco e região. A apuração indicou como prioridades educação, saúde, cultura e habitação.

Centro de oncologia

O cidadão Eliser de Souza levantou a questão do centro de oncologia para Osasco, uma luta muito antiga e já abordada em audiências passadas. Alguns passos para concretizar o projeto já foram dados, mas Osasco ainda aguarda a efetiva instalação do hospital, que deverá ser uma segunda unidade do Instituto do Câncer. Messias Araújo, do Voto Consciente, tratou do mesmo tema e também afirmou que, no que se refere à crise no abastecimento da água, o governo deveria elaborar projetos de reuso da água. Dúvidas sobre o abastecimento também foram apresentadas por Luis Costa.

Tarcisio Lira, de Carapicuíba, reclamou que as redes de distribuição de água da região ainda são de amianto, ou seja, dutos que quebram com facilidade e geram muitos vazamentos. Completou dizendo que esse problema compromete o abastecimento de água. Moradora do Jd. das Flores, de Osasco, Idalina Pereira cobrou a instalação de hospital oftalmológico, além de investimentos em esportes.

Ex-vereador de Osasco, Fumio Miyazaki disse que a cidade conta com um único acesso rodoviário para quem vem de São Paulo e gostaria que novos acessos fossem feitos, para solucionar o tráfego afogado na entrada de Osasco. Willians Santos reivindicou conservação dos piscinões e uma terceira ponte de ligação entre as marginais e Osasco.

Pleitos das autoridades

A vereadora Andrea destacou a importância do Hospital do Câncer para Osasco e também para a região. Sua colega de câmara, Mazé Favarão, abordou de forma geral a problemática da saúde pública e disse ser essencial o aumento do percentual orçamentário destinado a área, hoje de 12%. Aluisio Pinheiro lembrou o déficit habitacional da cidade, pleiteou mais faixas de ônibus e um centro cirúrgico.

De Itapecerica da Serra, o vereador Professor Hernandes, falou da questão ambiental e pediu providências, sobretudo, para a crise de abastecimento de água. Secretário de Cultura, Paulo Guedes também é de Itapecerica e ressaltou que a cidade carece muito de investimentos nesse setor. Morador de Jandira, Lucas Costa questionou a demora na instalação de um hospital naquela cidade.

O deputado Marcos Martins (PT) lamentou que tenha sido vetada pelo governador a criação de um conselho estadual de moradia, órgão que facilitaria a fiscalização de recursos destinados à habitação. Mas seu pronunciamento foi focado na campanha veiculada pelas redes sociais, #chega de espera, eu quero um centro de tratamento de câncer em Osasco já! " o deputado é um grande defensor da construção de hospital oncológico em Osasco.

Toniolo encerrou as manifestações para falar do contorno do rodoanel, obra já firmada com a Dersa e que, segundo ele, resolveria graves problemas de tráfego em Osasco. Ainda cobrou a conclusão do novo IML, fundamental para otimizar o atendimento feito por legistas na cidade.

A próxima reunião para discutir o Orçamento estadual 2015 acontece na segunda-feira, 5/5, 20h, na Câmara de Guarulhos.

alesp